Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Pomares mais que solidários: Gaúchos podem doar excedentes de suas próprias casas para ajudar instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação/ Programa Mesa Brasil Sesc)

Muitos gaúchos possuem horta, pés de frutas e legumes em casa e sabem bem que quando os alimentos começam a ficar maduros, uma grande quantidade precisa logo ser consumida, pois caso contrário, os alimentos começam a estragar e assim, acabam indo fora. Devido a isso, o Programa Mesa Brasil Sesc está ampliando uma campanha que começou em Cachoeira do Sul, em 2014, para evitar ao máximo o desperdício de alimentos e ainda ajudar famílias que precisam de complementação alimentar. O Pomar Solidário se alastrou por todo o estado gaúcho e a comunidade é convidada a doar os seus excedentes com a ajuda do Mesa Brasil.

“A ideia é simples e muito bacana, é buscarmos o excedente das árvores frutíferas das pessoas para ajudar quem mais precisa. Esta ação já acontece em Cachoeira do Sul, Lajeado e Erechim e estamos aplicando, a partir deste ano, também nas demais regiões que contam com os atendimentos do Mesa Brasil. É uma forma de envolver ainda mais a comunidade, evitando o desperdício. Só em Cachoeira do Sul, em 2019, recolhemos 5 toneladas de frutas”, comemora a coordenadora de Ação Social do Sesc/RS, Luciana Basile.

Só no Vale do Taquari e Rio Pardo, a campanha, que existe desde 2015, arrecadou até ao ano passado 23,7 mil quilos de alimentos, completando o preparo de refeições em entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. A nutricionista do Mesa Brasil Juliette Carvalho da Silva explica os benefícios de doar para o Pomar Solidário:

“Todos esses alimentos da estação têm um grande valor nutritivo, o que os torna muito importantes para essas pessoas. Além disso, o doador também evita o desperdício de alimentos”.

A colheita dos produtos pode ser feita pelo próprio proprietário ou por uma equipe do Programa e os alimentos são destinados a instituições sociais cadastradas e monitoradas.

Veja como e onde doar:

Porto Alegre e Região Metropolitana
Rua Dr. João Inácio, 247 – Sesc Comunidade – Bairro Navegantes – Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3224-1268

Rio Grande
Av. Primeiro de Maio, 875 e 879
Fone: (53) 3235-1432

Santa Maria
Av. Itaimbé, 66 – Centro
Fone: (55) 3223-2288

Cachoeira do Sul
Rua Ricardo Jesus Ferreira, 518 – Bairro São José
Fone: (51) 3723-1101

Ijuí
Rua das Chácaras, 926 – Bairro Osvaldo Aranha
Fone: (55) 3333-0801

Vales do Taquari e Rio Pardo
(Lajeado, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Estrela)
Av. Benjamin Constant, 428 – Bairro Centro – Lajeado
Fone: (51) 3982-1303

Erechim
Rua Silveira Martins, 583 – sala 1
Fone: (54) 3522-8076

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Arte Sesc lança programação para aproximar artistas do público que está em casa
Farmácias Associadas doa 20 mil máscaras cirúrgicas para a Secretaria Estadual da Saúde
https://www.osul.com.br/pomares-mais-que-solidarios-gauchos-podem-doar-excedentes-de-suas-proprias-casas-para-ajudar-instituicoes-atendidas-pelo-mesa-brasil-sesc/ Pomares mais que solidários: Gaúchos podem doar excedentes de suas próprias casas para ajudar instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc 2020-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar