Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre O Ministério da Saúde classificou Porto Alegre entre as capitais brasileiras em status de emergência por coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Pulverização e sanitização da Unidade de Saúde Domênico Feoli, em Porto Alegre.

Foto: Divulgação SMSUrb/ PMPA
Capital gaúcha é a décima em número de ocorrências de Covid-19. (Foto: EBC)

Com 315 dos 685 diagnósticos gaúchos de coronavírus, Porto Alegre foi classificada entre as capitais com emergência no indicador de vigilância do Ministério da Saúde, devido ao número de casos confirmados de Covid-19. Esse status é conferido a cidades com incidência da doença 50% acima da média nacional, que é de 111 casos por 1 milhão de habitantes.

A classificação serve de alerta e embasamento para decisões que resultem na flexibilização do distanciamento social, já que os sistemas de saúde podem não estar preparados para assumir a demanda. Porto Alegre, aliás, é a décima capital com maior número de ocorrências da doença.

Nesta segunda-feira, foram confirmadas duas mortes de pacientes de Porto Alegre que estavam sob internação hospitalar por coronavírus. Com isso, a capital gaúcha já acumula oito óbitos por Covid-19, quase a metade do ranking estadual de casos fatais (18).

O primeiro registro informado ao longo do dia diz respeito a uma idosa de 87 anos e que sofria de doenças crônicas. Ela estava na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Ernesto Dornelles desde o dia 29 de março. A coleta para o exame foi feita na mesma data com resultado positivo pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) e acabou falecendo na noite do último domingo.

Já o segundo, informado durante a noite, foi o de um idoso de 71 anos, que estava na UTI do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre). Segundo informações oficiais, ele era diabético e havia sido internado em 20 de março, cinco dias depois de apresentar sintomas iniciais, quando retornava de uma viagem ao Rio de Janeiro.

Dados municipais

Segundo a prefeitura de Porto Alegre, o contingente local de pacientes confirmados com coronavírus subiu para 324, nove a mais que no boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), que aponta 315 – a discrepância é atribuída à realização dos testes em laboratórios diferentes, o que acarreta demora na integração das bases de dados.

Foram 13 novos casos confirmados nesta segunda-feira (13) na capital gaúcjha. Mais 430 casos seguem em análise e outros 1.016 foram descartados.

Já os casos de pacientes considerados curados (sem sintomas após 14 dias) do coronavírus chega a 145 na cidade. Só nesta segunda-feira, foram 28 novos pacientes com diagnóstico de recuperação – que, no entanto, permanecem na estatística oficial de casos da doença.

Segundo a prefeitura, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) só atende pacientes com sintomas graves, como falta de ar. Para sintomas leves, como febre, tosse, quadros gripais, o paciente deve procurar uma unidade de saúde ou unidade com turno estendido. Mesmo assim, o serviço já atendeu 244 chamados por suspeita de Covid-19 em um período de quase um mês.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

A vacinação de profissionais das forças de segurança começa nesta terça em Porto Alegre
Com a morte de mais dois idosos, o número de casos fatais por coronavírus subiu para 18 no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/porto-alegre-aparece-entre-as-capitais-em-emergencia-por-coronavirus-diz-ministerio-da-saude/ O Ministério da Saúde classificou Porto Alegre entre as capitais brasileiras em status de emergência por coronavírus 2020-04-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar