Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Porto Alegre já aplicou a primeira dose de vacina contra covid em cerca de 25 mil adolescentes de 15 a 17 anos

Compartilhe esta notícia:

Gurizada está incluída na campanha de imunização desde a terça-feira passada. (Foto: EBC)

Incluídos de forma gradual desde a última terça-feira (14) na campanha de vacinação contra o coronavírus, os adolescentes saudáveis de 15 a 17 anos que vivem em Porto Alegre e receberam a primeira dose de imunizante já compõem um grupo de aproximadamente 25 mil pessoas. Trata-se de quase a metade de tal segmento na capital gaúcha.

A informação, extraoficial, é do titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Mauro Sparta, em declarações à imprensa ao longo deste sábado (18).

Vale lembrar que para a gurizada dessa faixa etária o serviço já está disponível há mais tempo para quem tem comorbidades como obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Para ambos os grupos, a recomendação é de que seja ministrado o imunizante da Pfizer, que tem duas etapas e intervalo atualmente preconizado de oito semanas.

Andamento geral da campanha 

A estatística atualizada no começo da noite deste sábado (18) pela plataforma on-line “Vacinômetro”, no site oficial portoalegre.rs.gov.br, indicam que ao menos 1.808.123 doses já haviam sido injetadas nos braços dos porto-alegrenses. Cabe ressaltar que a campanha começou em todo o Brasil no dia 19 de janeiro, de forma simultânea.

O quantitativo abrange 1.058.699 procedimentos de primeira aplicação (87,4% da população apta a receber vacina) e 705.636 esquemas completos de imunização, seja com a Coronavac, Oxford e Pfizer. Já o fármaco da Janssen, que se caracteriza pela etapa única, abrange até agora 43.788 cidadãos (3.6%).

Ainda não há informações exatas sobre o contingente de porto-alegrenses que receberam a dose de reforço, destinada a aumentar a proteção contra o vírus, sobretudo no que se refere à ameaça representada pelo avanço de novas cepas, como a Delta (também conhecida como “indiana” e mais transmissível).

Movimento intenso neste sábado

A exemplo do que aconteceu nos últimos dias, o sábado foi marcado por uma intensa procura nos nove endereços de vacinação disponibilizados pela prefeitura de Porto Alegre, resultando na aplicação de 4.152 doses entre as 9h e as 17h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o maior movimento foi constatado na sala montada no Shopping João Pessoa (bairro Azenha), com 1.211 doses (384 procedimentos de primeira, 359 de segunda e 468 de terceira injeção).

Já na tenda do Centro Evangelístico da Assembleia de Deus, no bairro Partenon, o número chegou a 311 (111 de primeira, 148 de segunda e 42 de terceira dose).

A demanda foi considerada alta nos sete postos de saúde abertos para essa finalidade: Tristeza, Farrapos, Morro Santana, Glória, Macedônia, Mapa e Assis Brasil. Esse último, no bairro Sarandi (Zona Norte), ficou no tipo da lista, com com 790 procedimentos (282 de primeira, 431 de segunda e 77 de terceira aplicação).

O serviço prossegue neste domingo (19) com uma uma tenda instalada em centro comunitário no bairro Floresta, das 9h às 13h. Na segunda-feira, feriado estadual de 20 de Setembro (Revolução Farroupilha), serão nove postos oferecendo a injeção das 9h às 17h. Os detalhes podem ser conferidos no site oficial da prefeitura.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Vacinação contra o coronavírus é mantida neste domingo em Porto Alegre. Doses também estarão disponíveis no feriado de segunda-feira
Assaltante é morto pela Brigada Militar após tentativa de roubo com arma de plástico em parada de ônibus do bairro Floresta, em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/porto-alegre-ja-aplicou-a-primeira-dose-de-vacina-contra-covid-em-25-mil-adolescentes-de-15-a-17-anos/ Porto Alegre já aplicou a primeira dose de vacina contra covid em cerca de 25 mil adolescentes de 15 a 17 anos 2021-09-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar