Terça-feira, 11 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Em Porto Alegre, mais de 60% das crianças a partir dos 5 anos já receberam a primeira dose de vacina contra covid

Compartilhe esta notícia:

Mais de 118 mil crianças de 5 a 11 anos foram imunizadas.

Foto: Alex Rocha/PMPA
Desde o dia 19 de janeiro já são pelo menos 118 mil doses aplicadas para essa faixa etária. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Porto Alegre avançou na vacinação contra covid para a gurizada de 5 a 11 anos. Desde o início da campanha para esse segmento de público, no dia 19 de janeiro, já são pelos menos 71,5 mil crianças contempladas com pelo menos a primeira dose, o que equivale a 60,5% do contingente estimado para essa faixa etária, que é de 118.158 pequenos cidadãos.

O quantitativo corresponde ao período até 2 de março. Nos balanços anteriores, divulgados nos dias 14 e 21 de fevereiro, o número de crianças vacinadas era de respectivamente 47.944 (40,57%) e 62.944 (53,27%). Já a estatística relativa à segunda dose infantil ainda não estão sendo exibidos.

A primeira dose de Coronavac está disponível em 25 postos de saúde para todas as crianças de 6 a 11 anos (exceto aquelas com deficiência imunológica). No caso da Pfizer, o imunizante é oferecido em 14 locais para todas as crianças de 5 a 11 anos. Ambos os fármacos são inoculados em versão pediátrica, adaptada para essa faixa etária.

É importante ressaltar que o esquema vacinal é completado sempre com o uso de Coronavac, mas com intervalos diferentes conforme a vacina ministrada na primeira etapa. Se foi Pfizer, o prazo mínimo para a segunda dose é de 28 dias. Em caso de fornecimento inicial da Coronavac, é preciso esperar 28 dias. São os mesmos prazos, aliás, adotados para os adolescentes (12 a 17 anos) e adultos.

Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação. Na ausência destes, o procedimento deve ser autorizada em um termo por escrito. Após a aplicação, a criança deve permanecer 20 minutos no posto de saúde, como medida de precaução.

“A vacinação deste público está progredindo gradativamente. Convidamos os pais ou responsáveis que ainda não vacinaram seus filhos, que os levem até as unidades para garantir a proteção dos pequenos”, destaca o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.

“Dia C”: reprise neste sábado

Para aumentar o percentual de crianças contempladas com a primeira etapa da imunização, neste sábado (5) a prefeitura promove neste sábado (5) a segunda edição do “Dia C” de Vacinação Infantil na capital gaúcha. Na primeira, realizada no dia 19 de fevereiro, os braços de quase 3 mil guris e gurias receberam a picada no braço.

“Os dados foram obtidos junto às unidades de saúde e os quantitativos informados no painel ‘Vacinômetro’ são menores [que o número real], pois no início da campanha ainda não era possível registrar a aplicação das doses no sistema do Ministério da Saúde”, informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por meio de nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Embraer suspende manutenção e venda de peças para a Rússia
Lula volta a recomendar cuidado a compradores da Eletrobras
https://www.osul.com.br/porto-alegre-vacina-mais-de-60-das-criancas-a-partir-de-5-anos-contra-covid/ Em Porto Alegre, mais de 60% das crianças a partir dos 5 anos já receberam a primeira dose de vacina contra covid 2022-03-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar