Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Portugal suspendeu os voos do Brasil por causa de variante do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Os brasileiros barrados não reuniam as condições legalmente previstas para entrada em Portugal. (Foto: EBC)

Portugal suspendeu, nessa quarta-feira (27), os voos entre o país e o Brasil a partir do dia 29 de janeiro e até o dia 14 de fevereiro.

O Ministério do Interior português disse que a piora da pandemia de coronavírus, que causa a covid-19, no mundo e a detecção de novas variantes justificaram a decisão.

Estão permitidos apenas voos de repatriação e humanitários e, mesmo nesses casos, os viajantes precisarão exibir um resultado negativo de teste de covid-19 que tenha sido feito 72 horas antes do embarque. Além disso, eles precisarão fazer quarentena de 14 dias ao chegar em Portugal.

O Ministério do Interior afirma que nos voos de caráter humanitário está liberado o embarque de cidadãos da União Europeia e do Espaço Schengen (grupo de 26 países europeus, sendo que alguns deles não são da União Europeia), desde que sigam os mesmos protocolos para poder ingressar no país.

As regras estabelecidas para o Brasil são iguais às que já vigoram para os voos entre Portugal e o Reino Unido.

Pandemia em Portugal

Desde o começo da pandemia, Portugal, que tem 10 milhões de habitantes, registrou 669 mil casos positivos. Desses, quase 173 mil ainda estão ativos.

Nos hospitais, há mais de 6,6 mil pessoas internadas — 783 estão em unidades de terapia intensiva.

O Parlamento deverá votar uma prorrogação de 15 dias do estado de emergência. Todas as medidas de confinamento devem ser prolongadas.

Oxigênio

O sistema de fornecimento de oxigênio em um grande hospital referência para o atendimento da covid-19 na região de Lisboa, em Portugal, falhou na terça-feira (26).

O hospital no município de Amadora teve de transferir 48 de seus pacientes para outras unidades de saúde na capital na noite de terça, pois a pressão de oxigênio não era suficiente para um grande número de pacientes, segundo nota da instituição.

“Houve a necessidade de diminuir o consumo de oxigênio, então os pacientes foram transferidos”, disse o hospital, que quase não tem leitos livres. “Eles nunca estiveram em perigo.”

Reportagens da imprensa portuguesa mostraram ambulâncias apressadas passando pelos portões principais do hospital para pegar os pacientes, enquanto algumas deixaram o local escoltadas pela polícia.

Vinte pacientes foram transferidos para o maior hospital de Lisboa, o Santa Maria, que na terça instalou dois refrigeradores do lado de fora de seu necrotério com capacidade para 30 corpos, afirmou o porta-voz do hospital.

Outras restrições

No dia 14 de janeiro, o Reino Unido barrou viajantes oriundos do Brasil, Portugal e de outros 14 países por conta de uma nova variante do coronavírus.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já havia dito que o país buscava formas de se proteger de “variante brasileira” do coronavírus.

Johnson se referiu a uma variante brasileira primeiramente identificada em Manaus e que foi registrada em viajantes que passaram pela região e retornaram ao Japão.

Os Estados Unidos mantiveram a proibição da entrada de viajantes vindos do Brasil, depois que o ex-presidente Donald Trump, no dia 18 de janeiro, anunciou que iria suspender as restrições, com início em 26 de janeiro. No mesmo dia, a equipe de Joe Biden avisou que o novo presidente iria reverter a decisão — o que, de fato, aconteceu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Empresas multinacionais sugerem a compra de vacinas pelo setor privado
AirFrance e Airbus enfrentarão julgamento pela queda do voo Rio-Paris que matou 228 pessoas em 2009
https://www.osul.com.br/portugal-suspendeu-os-voos-do-brasil-por-causa-de-variante-do-coronavirus/ Portugal suspendeu os voos do Brasil por causa de variante do coronavírus 2021-01-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar