Segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de novembro de 2021
Os preços do petróleo caíram cerca de 3%, abaixo de 80 dólares o barril nesta sexta-feira (19), com o aumento de casos de covid-19 na Europa ameaçando desacelerar a recuperação econômica, enquanto os investidores também avaliam uma possível liberação de reservas de petróleo pelas principais economias para aliviar as cotações.
Os futuros do Brent para janeiro caíram 2,35 dólares, ou 2,9%, para fechar em 78,89 dólares o barril.
O petróleo dos EUA (WTI) para dezembro recuou 2,91 dólares, ou 3,6%, para 76,10 dólares no seu último dia como primeiro contrato. O WTI para janeiro, que em breve será o primeiro contrato dos EUA, caiu cerca de 2,65 dólares, ou 3,4%, para 75,78 dólares.
Ambas as marcas de referência recuaram pela quarta semana consecutiva, pela primeira vez desde março de 2020.
“O medo do desconhecido está pesando no sentimento do mercado”, disse Phil Flynn, analista sênior da Price Futures em Chicago. “A preocupação é que teremos algum tipo de liberação coordenada durante o feriado de Ação de Graças na próxima semana, quando os volumes são normalmente baixos e movimentos dramáticos ocorrerem.”
A Áustria se tornou o primeiro país da Europa Ocidental a impor novamente um lockdown total neste outono para enfrentar uma nova onda de infecções de Covid-19 em toda a região.
O Brent subiu quase 60% este ano, com as economias se recuperando da pandemia e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, conhecidos como Opep+, aumentando a produção apenas gradualmente.
Petrobras
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (19) ter identificado a presença de petróleo em um poço do bloco Aram, na camada pré-sal da Bacia da Santos. Nomeado de Curaçao, o poço está localizado há 240 quilômetros da costa da cidade de Santos, em uma profundidade d’água de 1.905 metros.
“O intervalo portador de petróleo foi constatado por meio de perfis elétricos e amostras de fluido, que serão posteriormente caracterizados por meio de análises de laboratório. Esses dados permitirão avaliar o potencial e direcionar as próximas atividades exploratórias na área”, informou em nota a estatal.
A Bacia de Santos é uma bacia sedimentar marítima que se estende desde o litoral sul do estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina. Nessa área, estão localizados diferentes campos com importantes reservas na camada pré-sal.
O bloco Aram é explorado por meio de um consórcio no qual a Petrobras detém 80% de participação e a chinesa CNODC responde pelos outros 20%. Ele foi adquirido sob o regime de partilha em março de 2020, na 6ª rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
De acordo com a Petrobras, o consórcio irá continuar as operações para concluir o projeto de perfuração do poço Curaçao, o que permitirá verificar a extensão da nova descoberta e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados. Segundo a estatal, a descoberta mostra o sucesso da estratégia adotada, fortemente baseada em inovações tecnológicas e com a máxima utilização dos dados processados e em tempo real, o que permite a tomada de decisões de forma ágil e segura. As informações são da agência de notícias Reuters e da Agência Brasil.