Quinta-feira, 25 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Prefeitura de Porto Alegre lança programa que oferece auxílio de R$ 15 mil para entrada na casa própria

Compartilhe esta notícia:

Prefeitura irá conceder subsídio de R$ 15 mil

Foto: Pedro Piegas/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre lançou nesta terça-feira (15), o programa Mais Habitação – Compra Compartilhada, iniciativa que busca reduzir o déficit habitacional e proporcionar acesso à casa própria.

O Município irá conceder subsídio de R$ 15 mil, com recursos do Fundo Municipal de Habitação, para famílias que se encaixem nos padrões dos programas de habitação de interesse social darem entrada na compra de imóveis.

O prefeito Sebastião Melo anunciou, em ato realizado no Paço Municipal, que nesta primeira etapa serão disponibilizados R$ 15 milhões, o que vai beneficiar até mil famílias com a entrada da casa própria.

“A habitação é um desafio que permeia as nossas caminhadas pelos quatro cantos de Porto Alegre, e que estamos enfrentando em diversas frentes. Por meio de programas como este, vamos diminuir o déficit habitacional, proporcionar moradia digna para centenas de famílias e a oportunidade de um futuro melhor”, disse o prefeito Sebastião Melo.

“O poder público tem dever de agir quando enxerga o déficit habitacional da cidade, um dos principais assuntos quando visitamos as comunidades e nos Orçamentos Participativos. Precisamos oportunizar a moradia digna para as pessoas”, disse o vice-prefeito Ricardo Gomes.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, ressaltou que o programa tem como grande mérito a possibilidade de trazer para a moradia própria aquelas famílias que estão gastando muito com aluguel.

“Hoje o principal problema do déficit habitacional é o ônus excessivo com aluguel. Ou seja, essas famílias que já despendem recursos mensais para a moradia de seus imóveis vão poder, a partir de agora, na compra de uma casa para elas, em definitivo,” ressaltou Machado.

As famílias poderão escolher imóveis de até R$ 235 mil e serão responsáveis pelo pagamento da diferença a ser financiada. A Câmara Municipal aprovou o projeto no início de abril, com a inclusão de três emendas: priorização para famílias chefiadas por mulheres, famílias residentes em áreas de risco e mulheres vítimas de violência.

A lei prevê também a possibilidade de aquisição de imóveis usados, que deverá ser tratada em edital próprio a ser lançado nos próximos meses. O secretário de Habitação afirmou que o benefício pode ser somado a outros subsídios, tanto estadual, como federal. O cadastro, tanto para famílias, quanto para empresas interessadas, estará disponível no site do Demhab (Departamento Municipal de Habitação).

Requisitos

As famílias que poderão ser beneficiadas com o programa se enquadram nos seguintes requisitos: ter cadastro específico do programa no Demhab; viver em Porto Alegre há mais de cinco anos; possuir renda familiar mensal de até R$ 4 mil; não ter sido contemplada em programas habitacionais de interesse social e não possuir propriedade ou posse de imóveis. A forma como o cadastramento das famílias interessadas será executado será divulgado nos próximos dias.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
João Fernando Zacher
15 de agosto de 2023 21:24

A distância da elite política com arealidade da pobreza da população é impressionante. Se alguem pegar esse empréstimo de 15 mil e entrar num banco para querer financiar a casa própria… o gerente vai lhe dar um belo chute na B…. kkkkk Esse dinheiro não compra nem um fusca velho e enferrujado, querem que compre uma casa. Será que eles não pensam antges de enganar a população de baixa renda ???? – O coitado vai ficar com duas baita dívidas….os 15 e mais a da casa que ele SONHA… mas que vão tirar dele depois de dois anos no máximo… Leia mais »

Eloa Guterres
16 de agosto de 2023 18:12

Alguém já pensou quem vai pagar isso? Porque prefeito nenhum paga nada!!! As benesses com k suado dinheiro dos trabalhadores. Que se lasque quem tem um imóvel com pagamento de IPTU.

Saiba onde se vacinar contra a Covid-19 e gripe nesta quarta-feira em Porto Alegre
Bovinos, zebuínos e bubalinos são destaques entre os animais de argola na Expointer 2023
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x