Terça-feira, 24 de Novembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
21°
Fair

Porto Alegre A prefeitura de Porto Alegre publica decreto que permite a abertura do comércio de segunda a quinta-feira

Compartilhe esta notícia:

Ficam permitidos, tanto os estabelecimentos de rua quanto de shoppings ou centros comerciais, a funcionar somente de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta sexta-feira (14), a publicação de um decreto que permite abertura do comércio de segunda a quinta-feira. A intenção, segundo a administração municipal, era autorizar as atividades de segunda a sexta, mas, “devido à intercorrência registrada na semana do Dia dos Pais, em que o Judiciário não considerou as competências da prefeitura constantes no artigo 30, I e II, da Constituição Federal, o decreto prevê o funcionamento por quatro dias, como o previsto no sistema de bandeiras do governo do Estado”. Já os serviços seguem podendo funcionar com horário reduzido de segunda a sexta-feira.

Ficam permitidos, tanto os estabelecimentos de rua quanto de shoppings ou centros comerciais, a funcionar somente de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h, exceto os classificados como permitidos ou essenciais, que poderão operar sem restrição de horário. As informações são da prefeitura de Porto Alegre.

Ações de conscientização

A prefeitura da Capital realiza, a partir de segunda-feira (17), novas ações orientativas, preventivas e monitoramento de possíveis áreas contaminadas pelo novo coronavírus.

Serão instaladas 11 tendas sanitárias com apoio do Comando Militar do Sul, Brigada Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Nesses locais, que irão funcionar das 8h30 às 18h, haverá verificação de temperatura, conscientização da população sobre a pandemia e orientação dos serviços de saúde e social oferecidos pelo município.

Cerca de 110 militares do Comando Militar do Sul e 22 policiais militares, juntamente com 88 servidores da prefeitura, estarão nas ações, que ocorrerão diariamente na Esplanada da Restinga, Lomba do Pinheiro e no Parque Moinhos de Vento.

De segunda a sexta-feira, o trabalho será feito nos seguintes locais: esquina da avenida Cavalhada com a Otto Niemayer, Praça Cabo Valdecir de Abreu (no Viaduto São Jorge), Largo Glênio Peres, Praça Dom Feliciano, Praça da Alfândega, Terminal Triângulo e Viaduto Obirici. Nos finais de semana, na Praça México, Parque Farroupilha, Orla do Guaíba, Parque Marinha do Brasil, Orla de Ipanema, Praça Júlio Mesquita, Praça Malcon e Praça Mascarenhas de Moraes.

Casos no Estado

Divulgado nesta sexta, o novo boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde elevou para 95.142 o número de casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul, com a inclusão de 2.678 testes positivos. Desse montante (relativo a mais de cinco meses de pandemia no Estado), 83.868 (88%) indivíduos estão recuperados. Já os óbitos chegam a 2.631, incluindo 47 novas vítimas.

Em termos de abrangência, apenas 20 das 497 cidades gaúchas ainda não apresentaram qualquer caso de contágio por Covid-19, o que representa menos de 5% do total de municípios. Especialistas atribuem o fato a aspectos como baixa densidade demográfica e menor nível de interação entre os habitantes.

É o que acontece em Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Cerro Branco, Coqueiro Baixo, Estrela Velha, Garruchos, Lagoa Bonita do Sul, Nova Esperança do Sul, Nova Ramada, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Pedras Altas, Pinhal da Serra, Porto Vera Cruz, Putinga, Rolador, Sete de Setembro, Tupanci do Sul e Ubiretama.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Justiça do Rio de Janeiro expede mandado de prisão para Queiroz e sua mulher
Com menos pessoas e veículos circulando, o trânsito gaúcho teve o seu menor número semestral de mortes desde 2007
Deixe seu comentário
Pode te interessar