Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente da Venezuela aumenta preço da gasolina em até 6.000% e desvaloriza a moeda

Compartilhe esta notícia:

O presidente Nicolás Maduro pediu que os venezuelanos apoiem suas decisões. (Foto: Juan Barreto/AFP)

O governo da Venezuela desvalorizou sua moeda em 37% e subiu, pela primeira vez em mais de 20 anos, o preço da gasolina mais barata do mundo. A alta do combustível chegou a mais de 6.000%. As medidas são uma tentativa de combater a grave crise econômica que assola o país petroleiro, que tem a inflação mais alta do mundo e escassez de bens básicos.

O presidente Nicolás Maduro pediu que os venezuelanos apoiem suas decisões, afirmando que se trata de medidas “necessárias”. A partir desta sexta-feira, o preço da gasolina de 95 octanas subirá de 0,097 bolívar por litro para 6 bolívares por litro. Já a de 91 octanas, passará de 0,070 bolívar para 1 bolívar por litro.

“Gastamos cerca de 1 bilhão de dólares para fazer a gasolina de 95, poderíamos economizar 800 milhões de dólares com o novo sistema de preços, que podem ir para alimentos e medicamentos”, disse Maduro. Segundo o chefe de Estado, 30% dos rendimentos provenientes do novo sistema de preços irão para a Missão Transporte, que inclui programas de auxílio ao transporte público.

Maduro diz que os novos preços do combustível devem assegurar “o pagamento do que se investe para produzi-lo”, assim como o funcionamento da petroleira estatal PDVSA. Ele afirmou que apenas 30% dos veículos do país necessitam desse tipo de gasolina de alta octanagem, mas que 70% a utilizam devido à pouca diferença de preço com a de 91 octanas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Maioria do Supremo autoriza a Receita Federal a obter dados bancários sem decisão judicial
Beija-flor, União da Ilha e Salgueiro foram os destaques do segundo dia do carnaval do Rio
https://www.osul.com.br/presidente-da-venezuela-aumenta-preco-da-gasolina-em-ate-6-000-e-desvaloriza-a-moeda/ Presidente da Venezuela aumenta preço da gasolina em até 6.000% e desvaloriza a moeda 2016-02-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar