Terça-feira, 14 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Maioria do Supremo autoriza a Receita Federal a obter dados bancários sem decisão judicial

Compartilhe esta notícia:

Para os ministros, o Fisco já tem obrigação de guardar dados sigilosos dos contribuintes e a requisição dos dados pode ser necessária para apurar eventual sonegação de impostos. (Foto: Reprodução)

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) considerou legítimo, em julgamento realizado na quinta-feira, o poder da Receita Federal e outras autoridades fiscais de obter dados bancários de contribuintes sem autorização judicial.

Para eles, o Fisco já tem obrigação de guardar dados sigilosos dos contribuintes e a requisição dos dados pode ser necessária para apurar eventual sonegação de impostos.

Desde quarta-feira, o plenário da Corte analisa cinco ações que pretendem derrubar trechos de uma lei de 2001 que autoriza agentes fiscais a acessar – diretamente junto ao bancos e sem autorização judicial – informações sobre a movimentação financeira de pessoas ou empresas, caso suspeitem de declaração incorreta no imposto de renda, por exemplo.

Na sessão de quinta-feira, votaram a favor dessa autorização os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber e Cármen Lúcia. Contra, votou somente Marco Aurélio Mello. O julgamento foi interrompido para ser retomado na próxima quarta-feira, por decisão do presidente da Corte, Ricardo Lewandowski. Além dele, ainda devem votar os ministros Celso de Mello, Luiz Fux e Gilmar Mendes. Nas ações, um contribuinte argumentou que a autorização configura “quebra do sigilo bancário”, algo que só o Poder Judiciário pode autorizar em uma investigação criminal. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cuba se diz aberta a discutir direitos humanos com Obama
Presidente da Venezuela aumenta preço da gasolina em até 6.000% e desvaloriza a moeda
https://www.osul.com.br/maioria-do-supremo-autoriza-a-receita-federal-a-obter-dados-bancarios-sem-decisao-judicial/ Maioria do Supremo autoriza a Receita Federal a obter dados bancários sem decisão judicial 2016-02-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar