Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Primeiras definições

Compartilhe esta notícia:

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. (Foto: Alan Santos/PR)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O DEM lançou as candidaturas do deputado estadual Thiago Duarte à Prefeitura de Porto Alegre e do chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante a convenção realizada ontem. O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni foi eleito presidente do diretório regional.

Comparação

Presente à convenção, Onyx iniciou o seu pronunciamento, lembrando o pedido de Luiz Inácio Lula da Silva no comício da campanha da candidata Dilma Rousseff, em Joinville, a 12 de setembro de 2010. Queria que o DEM fosse extirpado do cenário político.

Perguntou: “Onde está Lula hoje? Onde está o DEM hoje?”

Famosos empréstimos

A cobrança do chefe da Casa Civil prosseguiu: “Quando retornarão os 17 bilhões de dólares que os governos do PT emprestaram a países comandados por ditadores corruptos? Eles não estão cumprindo os contratos e já deixaram de pagar prestações no total de 2 bilhões e 500 milhões de dólares.”

Muita discussão

Às 23h de ontem, a sessão extraordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre havia votado oito das 33 emendas do projeto de lei do Executivo que estabelece “nova Planta Genérica de Valores Imobiliários para efeitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)”. Nome pomposo que deve ser traduzido como aumento do Imposto.

Ganância

Um dos argumentos da bancada governista é que o projeto significa a atualização dos valores. Ora, a cada ano o IPTU aumenta com índice muitas vezes acima da inflação. O Executivo acha pouco.

Mais um componente

Os pretendentes a locações costumam perguntar nas imobiliárias sobre os valores do aluguel e do condomínio. A partir de agora, vão perguntar também sobre o IPTU que pesará no momento de tomar a decisão.

Ordem de cima

Às 20h de ontem, o vereador Idenir Cecchim foi à tribuna para justificar a posição da bancada do MDB a favor do aumento do IPTU. Leu documento assinado pela executiva municipal que determinou o voto dos cinco integrantes “em nome da justiça tributária”.

Peso a mais no bolso da população é justiça tributária?

Vai e vem

A Câmara teve ontem um dia atípico com a troca de cadeiras. A começar pela saída da presidente Mônica Leal que assumiu no Paço Municipal. O prefeito Nelson Marchezan Júnior está em licença e o vice Gustavo Paim entrou em férias. Ao mesmo tempo, vereadores se afastaram e secretários voltaram a exercer o mandato parlamentar para garantir o voto a favor do IPTU.

Silêncio

A ferroada no bolso da população de Porto Alegre é dada com as galerias da Câmara praticamente vazias. Para lotá-las, só se os projetos envolverem interesses dos servidores municipais. Entidades representativas de moradores e de bairros não sabem se mobilizar e poderiam aprender. Estão desinformadas ou o assunto não lhes interessa.

Definiu com precisão

O vereador Adeli Sell resumiu o projeto do Executivo: “Trata-se de um aumento vertiginoso do IPTU.”

Troca a jato

O suplente Giovane Luiz e Lima Júnior, do Solidariedade, assumiu às 14h de ontem na vaga do vereador Claudio Janta, que se licenciou. Surpresa foi o anúncio de que se filiou ao PTB às 19h.

Flexibilização

Os permissionários das lojas saíram da audiência pública sobre o edital de licitação da Estação Rodoviária de Porto Alegre, realizada ontem, com a esperança de que terão maior prazo de permanência. Inicialmente, tinham a impressão de que seriam logo desalojados. Alguns têm ali suas atividades há mais de 50 anos.

O melhor caminho

Os sucessivos equívocos em administrações, do Oiapoque ao Chuí, comprovam a falta de escolas de gestão pública com qualidade para formação e aperfeiçoamento dos que devem defender os interesses da população.

Abundância

Podem faltar muitos produtos nas prateleiras da maioria de prefeituras e governos estaduais e federal. Só não falta Embromazil. Quando administradores se defrontam com dificuldades, automedicam-se com algumas drágeas.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Fatos históricos do dia 30 de abril
Investimento de R$ 500 milhões em Caçapava do Sul,aguarda licença da Fepam
https://www.osul.com.br/primeiras-definicoes/ Primeiras definições 2019-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar