Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Realizado na Suíça, o primeiro salto a partir de avião elétrico é um marco no esporte

Compartilhe esta notícia:

O feito foi realizado por Raphael Domjan, de 48 anos, na Suíça.(Foto: Site Raphael Domjan/ Divulgação)

O ano de 2020 deve ficar marcado na história do esporte radical. Pela primeira vez, um paraquedista saltou diretamente de um avião elétrico. O feito foi realizado por Raphael Domjan, de 48 anos, na Suíça. Ele saltou de uma altura de 1.520 metros a 150 km/h segundo informações do site Sky News.

De acordo com Humberto Siqueira Nogueira, um dos campeões no Campeonato Brasileiro de Paraquedismo em 2015, o evento é pioneiro e traz perspectivas de mudanças na prática do esporte e impactos positivos ao meio ambiente.

O protótipo do avião utilizado por Raphael foi desenvolvido pela empresa de tecnologia SolarStratos, que se dedica a pesquisar soluções com energia sustentável. A SolarStratos tem um projeto ambicioso para conduzir um avião movido a energia solar pela primeira vez na estratosfera.

O avião elétrico que a empresa desenvolveu ganhou propulsão através de uma hélice movida a um motor elétrico. Agora, o próximo passo da SolarStratos é realizar um voo de grande altitude utilizando aeronaves elétricas alimentadas por painéis solares. Este projeto está previsto para 2022.

O salto de paraquedas a partir do avião elétrico foi realizado em caráter de teste no aeródromo de Payerne, situado no Distrito de Broye-Vully, na Suíça, onde fica a sede da SolarStratos. O procedimento ocorreu de forma tranquila e segura, sendo considerado um sucesso para a equipe que conduziu o experimento.

“Isso (o projeto) é algo que está mudando o futuro desse esporte para paraquedistas. Foi a primeira vez que fizemos um salto solar. Eu subi com a energia que vem das células solares do avião”, comemorou Raphael em declaração à Sky News. Além disso, o projeto também recebeu apoio de empresas nacionais suíças que financiam os projetos da SolarStratos para desenvolver pesquisa em soluções de energia sustentável.

Tecnologia

Em meio à crise da pandemia, as companhias aéreas cortam custos em todos os lados para sobreviverem, enquanto novidades surgem de todos os lados. Uma empresa promete ajudar com uma redução de até $7 milhões de dólares por ano e por avião simplificando um processo simples: o de empurrar o avião.

A criação é da empresa WheelTug que, como o próprio nome em inglês diz, significa “Roda Rebocadora”. É exatamente isso que o seu projeto faz ao empurrar o avião de maneira autônoma, sem a necessidade daqueles carrinhos e caminhões de pushback.

A empresa americana desenvolveu um motor elétrico, que é acoplado à roda dianteira da aeronave no trem de pouso de nariz. Este motor tem potência para controlar e empurrar uma avião com peso de até 84 toneladas, diz uma matéria da Forbes. Com isso, será possível instalar o dispositivo na maioria dos principais jatos que fazem voos de até duas ou três horas como o Boeing 737-800 ou o Airbus A320, que dominam o mercado global de aviões comerciais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Donald Trump ou Joe Biden? O presidente dos Estados Unidos não importa para o mercado de ações
Em parceria com a Nasa, a Nokia desenvolverá uma rede de comunicação 4G na Lua
https://www.osul.com.br/primeiro-salto-de-aviao-eletrico-que-ocorreu-na-suica-foi-um-marco-no-esporte/ Realizado na Suíça, o primeiro salto a partir de avião elétrico é um marco no esporte 2020-10-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar