Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul O governo gaúcho não recebeu pedidos de reconsideração do novo mapa de distanciamento controlado

Compartilhe esta notícia:

Sistema chega à sua 24ª rodada desde maio. (Foto: Divulgação/Palácio Piratini)

A exemplo do que já havia ocorrido nas duas semanas anteriores, o governo do Rio Grande do Sul não recebeu pedidos de reconsideração do mapa preliminar da vigésima-quarta rodada do sistema de distanciamento controlado, que mantém três regiões sob bandeira amarela (risco epidemiológico baixo para coronavírus). O prazo para que prefeituras e entidades encaminhassem recurso terminou às 6h deste domingo (18).

Com isso, a configuração divulgada na tarde de sexta-feira deve manter o Estado com três regiões sob bandeira amarela e 18 na cor laranja (risco médio). Já a resposta por parte do Comitê de Crise do Palácio Piratini deve ser divulgada na tarde desta segunda-feira (19), com vigência a partir do dia seguinte, por uma semana.

Este tem sido o cronograma-padrão adotado pelo governo gaúcho desde a implantação do modelo, que prevê restrições de atividades conforme a situação sanitária e econômica de cada área.

Apesar da manutenção das três regiões em amarelo, houve uma troca entre duas regiões. Pelotas, que estava sob risco baixo e passou para laranja, e Cachoeira do Sul, que fez o caminho inverso, unindo-se a Bagé e Palmeira das Missões nas bandeiras amarelas.

O indicador que mais pesou para a região de Pelotas ter regredido para bandeira laranja é o registro de novas hospitalizações por Covid: mais que dobrou em relação à semana anterior, saltando de 21 para 45.

Houve, ainda, agravamento do indicador que mede os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que passou de 36 para 42 internados na comparação de uma quinta-feira para outra.

Sem apresentar internados em leitos clínicos por Covid-19 nas últimas duas quintas-feiras, a região de Cachoeira do Sul ingressa na bandeira amarela principalmente devido à melhora de indicadores que medem a ocupação de leitos de UTI.

No último monitoramento dos dados, a região tinha um único paciente de SRAG que necessitava de tratamento intensivo (quando na semana anterior eram três casos). Com isso, a região ampliou de oito para 11 o total de leitos de UTI livres.

Ligeira queda

O monitoramento semanal do modelo de Distanciamento Controlado mostra que o Rio Grande do Sul segue com ligeira queda em grande parte dos indicadores. É o caso do número de internados em UTI por SRAG (-4%) e por Covid-19 (-8%).

Com isso, houve aumento de 5% no total de leitos livres destinados aos casos que necessitam de tratamento intensivo. A redução mais expressiva se deu no número de óbitos entre as duas semanas: queda de 16%.

Um dado que chama a atenção é o de novos registros semanais de hospitalizações de pacientes confirmados com coronavírus, que aumentou 24% entre as duas últimas semanas.

Embora o percentual seja expressivo e sirva de alerta para as autoridades, os números são baixos – eram 598 e passou para 739 novas internações. A título de comparação, na 14ª rodada do Distanciamento Controlado, de 11 a 18 de agosto, o total de novos registros de hospitalização chegou a 1.278 – mais alto até agora.

O alerta deve ser direcionado, principalmente, para as regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, que são Porto Alegre (186), Caxias do Sul (81), Canoas (54), Passo Fundo (49), Novo Hamburgo (46), Pelotas (45) e Santa Maria (41).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Com vitória de 2 a 0 sobre o Vasco no estádio Beira-Rio, o Inter assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Brasileiro
O Instituto-Geral de Perícias forma 69 profissionais, entre peritos e técnicos, nesta segunda
https://www.osul.com.br/mapa-preliminar-do-distanciamento-controlado-do-rio-grande-do-sul-permanece-com-tres-regioes-sob-bandeira-amarela/ O governo gaúcho não recebeu pedidos de reconsideração do novo mapa de distanciamento controlado 2020-10-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar