Segunda-feira, 14 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

Tecnologia Processador Intel promete ser melhor do mundo para jogar no notebook

Compartilhe esta notícia:

Unidades de 11 geração da Intel prometem superar os rivais da AMD em games e em produtividade. (Foto: Divulgação/Intel)

A Intel anunciou novos processadores de série H para a 11ª geração voltados para notebooks gamer e de alta performance. O principal lançamento da linha é o Core i9 11980HK, um octa-core com 16 linhas de execução (threads), turbo de até 5 GHz e promessa de ser a CPU gamer mais rápida do mundo para jogos em notebooks. Os chips trazem a nova microarquitetura Willow Cove e têm processo de fabricação em 10 nm, sendo o primeiro do tipo com suporte a overclock.

Segundo a Intel, os ganhos são de até 26% em performance ao rodar games como Grid, War Thunder, Hitman 3 e Rainbow Six Siege (R6) quando comparado ao Core i9 top de linha da geração passada. Quanto à disponibilidade, a expectativa é de que os processadores apareçam em notebooks de várias marcas nos próximos meses.

Diferente dos processadores Intel de 11ª geração revelados na CES 2021, destinados a ultraportáteis – e, portanto, focados em entregar maior eficiência energética –, as opções da série H apostam em performance elevada, mais núcleos e mais tecnologias. O Core i9 11980HK, por exemplo, oferece a possibilidade de overclock.

Usando o top de linha como base, a Intel promete alguns ganhos expressivos de performance. De acordo com testes da marca, a nova unidade é até 21% mais rápida do que o Core i9 10980HK da geração passada ao rodar War Thunder, 15% em Hitman 3 e 26% melhor em Grid.

Também há comparações internas da Intel com produtos da AMD. Contra o Ryzen 9 5900HS, o Core i9 11980HK garante 12% mais performance em Troy: A Total War Saga Siege, 4% em Far Cry New Dawn e 3% em Grid. Em games como Hitman 3, a Intel ficou 1% atrás, enquanto em War Thunder o processador da AMD venceu por 2%.

Uma novidade interessante do chip é o suporte aos padrões mais recentes Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E – esse último ainda indisponível no Brasil –, além de Thunderbolt 4.0. Outro ponto de destaque é a promessa de maiores velocidades de leitura e escrita com SSDs compatíveis, além de recursos voltados para entregar maior desempenho do processador em si, seja via overclock ou turbo.

Além de maior performance em games, a Intel promete também ganhos de desempenho para quem precisa de um processador parrudo para dar conta de aplicações pesadas, como editores de vídeo, imagem e de modelagem em 3D. Comparando com o Ryzen, a Intel fala em 18% mais velocidade em workflows usando softwares da Adobe, 24% no processamento de imagens no Photoshop e 24% mais desempenho no pacote Office da Microsoft.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Facebook quer que você leia os artigos antes de compartilhá-los com seus amigos
Usuários do WhatsApp têm até este sábado para aceitar as novas condições de uso
Deixe seu comentário
Pode te interessar