Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Publicitários avaliam que as vendas dos produtos Friboi e Seara devem cair após a delação de Joesley

Compartilhe esta notícia:

Reação dos consumidores já é visível. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters/Agência Brasil)

A delação de Joesley Batista, dono da JBS, envolvendo o presidente Michel Temer, deve prejudicar as vendas das duas principais marcas do grupo: a Friboi e a Seara, na avaliação de especialistas. Segundo publicitários ouvidos pelo jornal O Globo, são as marcas que o consumidor mais associa ao nome JBS e, portanto, seriam mais afetadas. Nas redes sociais, a reação dos consumidores ao episódio já é visível em memes e comentários que sugerem boicote a produtos.

A Friboi é a principal marca da “JBS Mercosul”, que responde por 16,5% do faturamento da companhia. Já a Seara responde por 10,6% da receita líquida da JBS. A operação nos EUA já representa 41,8% do total.

Romualdo Ayres, coordenador de pós-graduação da ESPM Rio, destaca que a JBS é associada a carnes pelos consumidores. Entre os motivos, lembrou, está o investimento que o grupo fez na construção da marca Friboi para a categoria de carnes bovinas.

“A Friboi é muito identificada com a JBS. É preciso lembrar que foi a JBS que cometeu as ilicitudes. Por isso, as vendas serão afetadas. A Friboi se tornou alvo de muita implicância. A retomada dessa marca será muito difícil. E pode até ser inviabilizada, o que é uma pena, pois a empresa fez um trabalho muito interessante de desenvolvimento de marca na categoria de carnes”, destacou Ayres.

Roberto Kanter, professor dos MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV), faz avaliação semelhante. Para ele, as marcas Friboi e Seara são as mais afetadas, pois o consumidor já identifica as marcas de carnes de frango e bovina com a palavra JBS. Ele destacou que as vendas terão uma queda devido à mobilização popular.

“Uma notícia ruim gera um impacto dez vezes maior que uma notícia boa. Tudo o que aconteceu gerou uma mobilização popular, e isso afeta o consumo”, afirmou Kanter. Os especialistas afirmam que a crise na imagem da JBS também afeta a sua controladora, a J&F, mas em menor grau. A holding é dona de marcas conhecidas em todo o País. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

De acordo com Joesley Batista, Lula e familiares teriam recebido ao menos 82 milhões de reais em vantagens indevidas. Lula nega ter recebido qualquer recurso indevido
O governo dá início a estratégia para demonstrar força no Congresso e combater o desgaste causado por denúncias
https://www.osul.com.br/publicitarios-avaliam-que-vendas-dos-produtos-friboi-e-seara-devem-cair-apos-delacao-de-joesley/ Publicitários avaliam que as vendas dos produtos Friboi e Seara devem cair após a delação de Joesley 2017-05-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar