Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Quatro cães farejadores de Santa Catarina já acharam três corpos na tragédia da barragem em Minas Gerais

Compartilhe esta notícia:

A agência expediu ainda outras determinações que valem para todos os tipos de barragem. (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Cedidos para o resgate de vítimas na tragédia da Vale, cães farejadores treinados pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já encontraram três corpos em quatro dias de trabalho em Brumadinho (MG). Os cães, da raça labrador, são treinados desde a terceira semana de vida, e têm experiência em buscas na lama: Santa Catarina é um dos Estados brasileiros com maior número de deslizamentos, que já vitimaram centenas de pessoas no passado.

O Estado foi acionado a pedido do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, e é considerado referência internacional em cinotecnia (busca com cães). Os quatro animais – Hunter, Bravo, Iron e Chewbacca – estão em Minas Gerais desde a última quinta-feira (31). Eles estão acompanhados de um tutor, bombeiro que é responsável pelo seu treinamento desde o início. Os cães moram nas casas desses bombeiros, que atuam em batalhões por todo o Estado.

O treinamento dura de um a dois anos, e é reconhecido por certificação da IRO (Internacional Rescue Dog Organization). Os labradores atuam em buscas ativas até os oito anos de idade.

Animais também são vítimas

Muitos animais também morreram na tragédia, mas não há estimativas. Gado ficou preso na lama. Cães, gatos e pássaros acabaram sendo deixados para trás na fuga dos moradores. ONGs, protetores e veterinários participam dos resgates.

De acordo com os bombeiros de Minas, os animais trabalham sob demanda e têm a saúde monitorada com frequência. Segundo a corporação, 14 cães farejadores auxiliam os trabalhos. O efetivo conta ainda com 228 homens dos bombeiros de Minas, 104 bombeiros de outros Estados, 64 militares da Força Nacional e 58 voluntários.

Veja algumas raças de cães com maior capacidade olfativa:

Pastor Alemão. A capacidade olfativa do Pastor Alemão impressiona facilmente qualquer um. Ele também está entre as raças mais utilizadas pela polícia, pois é muito inteligente, obediente e tem facilidade na hora de aprender. Isso o torna perfeito para as missões de resgate, busca de criminosos e identificação de drogas. Além disso, é um cão tranquilo, alerta, dócil e carinhoso.

Labrador. O Labrador ganhou a fama de ser um cão animado, engraçado e atrapalhado por causa da quantidade de filme que protagonizou. No entanto, este grande cão tem o olfato extremamente desenvolvido, é musculoso e atlético. É bastante utilizado como cão-guia para cegos e em operações de resgate, busca e salvamento. Tem um grau de inteligência que impressiona, mas precisa de treinamento ainda filhote para aprender a receber ordens.

Golden Retriever. Grande e peludo, é difícil alguém não achar o Golden Retriever lindo. Não é a toa que é uma das raças mais escolhidas para se ter em casa. Mas as habilidades deste cão vão bem além. O Golden é extremamente inteligente e com um faro muito apurado, tornando-o perfeito para salvamentos e guiar pessoas com deficiência. Não é agressivo, sabe ser obediente, acata as ordens do dono e pode servir como cão de alerta.

Cão de Santo Humberto. Também conhecido por Bloodhound, tem uma aparência preguiçosa e cansada, mas seu olfato é excelente. Está na lista dos mais poderosos entre os cães farejadores.

Beagle. Pequenos, mas com um olfato de dar inveja, é originalmente um cão farejador, pois caçava lebres e coelhos por volta de 1800. Seu faro aguçado torna o cão extremamente esperto e alerta. Apesar disso, é uma raça teimosa e desobediente. Treiná-lo é bem difícil, pois se distrai facilmente.

Pastor Belga Malinois. Está entre as raças preferidas pela polícia, assim como o Pastor Alemão. Ele é habilidoso, responde bem ao treinamento, inteligente e seu olfato causa inveja. É recomendado apenas para donos experientes, pois ele não é tão obediente e precisa de alguém que saiba impor comandos e regras claras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, apresentou um pacote que admite isenção a pena de policial que matar em serviço
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirma que enviar militares à Venezuela é uma opção
https://www.osul.com.br/quatro-caes-farejadores-de-santa-catarina-ja-acharam-tres-corpos-na-tragedia-da-barragem-em-minas-gerais/ Quatro cães farejadores de Santa Catarina já acharam três corpos na tragédia da barragem em Minas Gerais 2019-02-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar