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Por Redação O Sul | 1 de fevereiro de 2016
A disparada nos preços das contas de luz no ano passado mudou o perfil das reclamações e consultas registradas nos Procons. Entre 2014 e 2015, o número de demandas sobre o setor elétrico cresceu 50%, segundo boletim do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), divulgado pela Secretaria Nacional do Consumidor.
Em valores absolutos, os atendimentos sobre o setor ainda são reduzidos na comparação com segmentos historicamente problemáticos, como telecomunicações e serviços bancários.
No total, houve 94,2 mil atendimentos sobre energia elétrica registrados nos Procons do País, o que representou 3,7% das 2,6 milhões de demandas do ano passado. Foram 65% de queixas e o restante de pedidos, orientações e consultas.
Para a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, o salto das demandas sobre energia é um indício de que, em um momento de crise, as empresas não souberam lidar com o problema. “Faltou planejamento e comunicação para atender os consumidores”, argumentou a dirigente. (AG)