Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2025
Esta não é a primeira passagem de Márcia pela Esplanada dos Ministérios.
Foto: Ricardo Stuckert/PRNatural de Londrina, no norte do Paraná, Márcia Lopes foi nomeada nova ministra das Mulheres na manhã dessa segunda-feira (5). Ela é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também trabalhou como professora. Além disso, tem mestrado na área pela PUC-SP.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), esta não é a primeira passagem de Márcia pela Esplanada dos Ministérios. Em 2010, ela chefiou o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
“Foi uma boa conversa com o presidente. Ele disse que quer ver as mulheres mais contentes, mais protegidas, que ele quer ver as mulheres em cada um dos 5.572 municípios desse país, que elas se sintam respeitadas, acolhidas, ouvidas, escutadas”, afirmou a assistente social, que volta a ocupar um cargo no primeiro escalão do governo petista.
Antes disso, entre 2004 e 2008, ocupou cargos de secretária-executiva e de secretária nacional de Assistência Social dentro do MDS. A nova ministra também já foi secretária de Assistência Social de Londrina e vereadora na cidade. Em 2012, Márcia disputou a prefeitura de Londrina pelo PT e ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 14,08% dos votos.
Lopes lembrou que este será um ano importante, pois a pasta organizará a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para ocorrer entre 16 e 19 de setembro.
“Queremos conferências em todos os municípios brasileiros, nos estados, e a grande conferência nacional. Esse é o momento da gente se olhar cara a cara e dizer: o que você está precisando, mulher? O que vocês, mulheres, querem desse país? Vivemos em um mundo de grande complexidades, do ponto de vista emocional, psicológico, das inseguranças todas”, observou.
Márcia substitui Cida Gonçalves, que estava há dois anos e quatro meses no cargo. Nas redes sociais, o presidente Lula comentou a nomeação.
“Eu e a ministra Gleisi Hoffmann recebemos hoje [segunda] pela manhã, dia 5 de maio, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira Cida Gonçalves, que também participou do encontro”, afirmou.
A troca era aguardada e mantém a pasta sob o comando do PT. Márcia é do quadro tradicional do partido.
A pasta das Mulheres foi recriada por Lula, já que na gestão de Jair Bolsonaro (2019-2022) as ações da área ficaram no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Contando com Cida, foram 12 mudanças de ministros no governo Lula. Antes dela, na última sexta (2), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, deixou o cargo para a entrada de Wolney Queiroz.