Sábado, 15 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Fair

Mundo Rainha Elizabeth II completa 95 anos no primeiro aniversário sem o marido Philip

Compartilhe esta notícia:

Monarca tem o reinado mais longo da história do Reino Unido

Foto: Divulgação/The Royal Family
Monarca tem o reinado mais longo da história do Reino Unido. (Foto: Divulgação/The Royal Family)

A rainha Elizabeth II completou 95 anos nesta quarta-feira (21), no primeiro aniversário sem ter ao seu lado o marido príncipe Philip, morto aos 99 anos no início deste mês, em mais de 70 anos em que eles estiveram juntos.

A monarca, que já tem o reinado mais longo da história do Reino Unido, fez uma celebração privada no Castelo de Windsor apenas com familiares mais próximos.

A família real cumpre até esta sexta-feira (23) um período de luto, mesmo após o funeral de sábado (17), que marcou o fim do luto oficial decretado pelo governo britânico.

Dois aniversários

Elizabeth II nasceu em 21 de abril de 1926 com o nome de Elizabeth Alexandra Mary e se tornou rainha aos 25 anos de idade, em 1952, com a morte repentina do pai, o rei George VI. Nesta data então é comemorado o aniversário da rainha, mas a cerimônia oficial é realizada apenas em junho. É possível dizer que ela tem direito a dois aniversários.

Isso acontece porque em 1748, o rei George II decretou que todo segundo sábado de junho – quando já é verão no Reino Unido – seja o dia oficial de celebração do aniversário de monarcas britânicos.

Segundo a emissora BBC, a data foi proposta porque o rei, nascido no inverno, queria comemorar seu aniversário em uma festa pública, com desfiles militares, por exemplo, e por isso optou por uma data no verão europeu.

Aniversário na pandemia

Essa é a segunda vez que o aniversário de Elizabeth II é celebrado dentro das restrições impostas por causa da pandemia do coronavírus. Tradicionalmente, o aniversário da monarca é saudado com disparos de canhão no Hyde Park, na Torre de Londres e em Windsor, mas, a exemplo do ano passado, não há celebrações oficiais.

É a segunda vez, em seu reinado de 69 anos, que a homenagem não acontece. As celebrações de junho também foram canceladas, informou um porta-voz do Ministério da Defesa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Câmara dos Deputados aprova projeto que prorroga auxílio emergencial para profissionais do setor cultural
Bolsonaro sinaliza que vai indicar o ministro da Advocacia-Geral da União para o Supremo
Deixe seu comentário
Pode te interessar