Quarta-feira, 20 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Recep Tayyip Erdogan é reeleito presidente da Turquia

Compartilhe esta notícia:

Erdogan já foi primeiro-ministro e agora conquistou o seu terceiro mandato consecutivo como presidente

Foto: Reprodução/Twitter
Erdogan já foi primeiro-ministro e agora conquistou o seu terceiro mandato consecutivo como presidente. (Foto: Reprodução/Twitter)

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi reeleito neste domingo (28) no segundo turno de uma disputa eleitoral acirrada contra o líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu.

Erdogan, do Partido da Justiça e Desenvolvimento, obteve mais de 52% dos votos, contra quase 48% do seu adversário, do Partido Republicano do Povo. Antes mesmo do anúncio oficial, Erdogan já havia declarado a vitória e fez um discurso a apoiadores em frente à sua casa.

“Gostaria de agradecer a cada membro de nossa nação que mais uma vez nos transmitiu a responsabilidade de governar a Turquia pelos próximos cinco anos”, disse ele. “O único vencedor é a Turquia”, prosseguiu o presidente.

O seu adversário afirmou que “estas foram as eleições mais injustas em anos” na Turquia. “Peço que continuem na luta pela democracia”, declarou Kilicdaroglu.

Quem é Erdogan

Recep Tayyip Erdogan, de 69 anos, já está há mais de duas décadas no poder, pois atuou anteriormente como primeiro-ministro e agora conquistou o seu terceiro mandato consecutivo como presidente. Nenhuma eleição, entretanto, foi tão disputada como a deste ano.

Erdogan é um antigo aliado do presidente russo Vladimir Putin, e a forma como ele age (ou deixa de agir) perante a guerra na Ucrânia não tem agradado os colegas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Lula

Após a vitória de Erdogan, líderes mundiais cumprimentaram o presidente turco, entre eles Luiz Inácio Lula da Silva. “Cumprimento Erdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”, disse o petista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
28 de maio de 2023 21:26

ESTADISTA LULA fazendo papel de ESTADISTA.

Ck Ps
28 de maio de 2023 22:02

conservador e de bons costumes distribuindo dinheiro para ser reeleito?

Adroaldo Mousquer
29 de maio de 2023 18:40

Nada presta
Ninguém presta para as viúvas.

Sem previsão de alta, cantor Sidney Magal encontra-se em boas condições clínicas, diz boletim médico
No Beira-Rio, Inter vence o Bahia por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro
Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x