Quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
26°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Começa a rematrícula dos alunos da rede municipal de ensino em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Rematrícula para o ano letivo de 2022 será feita mediante a atualização dos dados cadastrais do aluno

Foto: Adriano Amaral/SMED PMPA
Rematrícula para o ano letivo de 2022 será feita mediante a atualização dos dados cadastrais do aluno. (Foto: Adriano Amaral/SMED PMPA)

Começou nesta terça-feira (21) o processo de rematrícula para a rede municipal de ensino em Porto Alegre. O Diário Oficial do Município trouxe na sua edição da última quinta-feira (16) portaria de nº 051/2021, contendo o passo a passo desse processo.

A rematrícula para o ano letivo de 2022 será feita mediante a atualização dos dados cadastrais do aluno. A novidade é que este processo, em 2021, deverá ser feito presencialmente pelos pais e responsáveis pelos estudantes já matriculados.

Estão dispensados da presencialidade os pais dos alunos que já compareceram às escolas durante o chamamento promovido pela Smed para confirmação do retorno às instituições de ensino entre 2 e 20 de agosto deste ano.

Para efetuarem o processo de rematrícula (tanto na educação infantil, quanto no ensino fundamental e médio), os familiares e responsáveis deverão comparecer às escolas munidos de documento de identificação e comprovante de endereço.

A garantia da vaga será feita mediante assinatura e registro do número de CPF do responsável pelas informações no relatório denominado “Relação de Alunos para Rematrícula”, disponível no Sistema de Informações Educacionais (SIE) e efetivação da matrícula do aluno na respectiva turma, para o ano seguinte, no Sistema de Informações Educacionais.

No caso do ensino médio, os estudantes que estão matriculados, frequentando as aulas e desejam seguir seus estudos nas escolas da rede municipal de ensino, terão garantida a oferta de matrícula, segundo cronograma que vai até 2023.

Já para os estudantes que estão matriculados, frequentando os cursos técnicos e desejam seguir seus estudos nas escolas da RME, será garantida a oferta de matrícula, segundo um cronograma que termina em 2022. O ingresso de alunos novos, visando ao primeiro ano do ensino médio, contudo, ficará limitado apenas a vagas para o Curso de Magistério (Formação de Professores).

A portaria alerta, ainda, que a não participação no processo de rematrícula pelas partes interessadas terá como consequência a perda da garantia de vaga na mesma escola em que o aluno se encontra matriculado, em 2021. O prazo vai até 8 de outubro, para educação infantil, e até 29 de outubro, para os demais níveis.

“Estima-se que devido à pandemia muitos alunos abandonaram os estudos, por isso, a importância desse processo de rematrícula ser presencial. Queremos saber a situação de todos os nossos estudantes, sem deixar nenhum aluno para trás, evitando assim, a evasão escolar”, explicou a secretária Janaina Audino.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Na ONU, Bolsonaro defende política ambiental do Brasil e “tratamento precoce” contra o coronavírus
Polícia investiga duas execuções ocorridas nos bairros Sarandi e Rubem Berta, em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar