Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Saiba escolher a lâmpada mais econômica

Compartilhe esta notícia:

Lâmpadas LED ajudam a poupar até 87% mensais na conta de luz. (Foto: Reprodução)

Parece caro, mas investir 200 reais na troca de lâmpadas incandescentes, com fabricação proibida desde 1 de julho, pelas de LED, ajuda a economizar até 87% mensais na conta de luz. E a economia existe também na comparação com as fluorescentes.

A reportagem pesquisou preços desses produtos em lojas de material de construção e supermercados. Em um mesmo local, a lâmpada de LED de 6 Watts custa 19,90 reais. Já a fluorescente, de 15 Watts, mais econômica, sai a 9,90 reais. A economia no caixa é de 50%. No entanto, usar LED ao invés da fluorescente poupa 58% na conta de luz. Ambas são indicadas para substituir as comuns, de 60 Watts.

Apesar de mais caro, a durabilidade do LED é maior: em média, mais de 15 mil horas de funcionamento. O diretor técnico da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), Isac Roizenblatt, salienta a baixa necessidade de manutenção do LED, que praticamente não queima. “Os preços estão caindo, por isso, há retorno sobre o investimento em prazos mais curtos.”

O aposentado João Fernandes, 57 anos, trocou há pouco mais de um mês todas as lâmpadas da sua casa por iluminação de LED. Com cerca de dez dias de uso para a tarifa vencida em agosto, o preço da conta de luz já foi 20% menor: de 250 reais para 198 reais.

A expectativa é que na próxima conta, com mês cheio, o preço caia mais. “Investi cerca de 800 reais para trocar 25 lâmpadas e sei que ficarei um bom tempo sem me preocupar.” Fernandes já não usava mais lâmpadas incandescentes. A troca foi das halógenas dicróica, que consomem 50 Watts.

As fluorescentes também ajudam a economizar na conta do mês. (Foto: Reprodução)

As fluorescentes também ajudam a economizar em relação às incandescentes. (Foto: Reprodução)

O vice-presidente da ABEE (Associação Brasileira dos Eletricistas), Marcelo Duarte, explica que o consumidor deve prestar atenção na hora de trocar as lâmpadas. “Para quem não quiser gastar mais com as de LED, as eletrônicas (fluorescentes) também são econômicas e uma boa escolha” , diz.

O eletricista dá uma dica na hora de comprar as lâmpadas. Se forem utilizadas para residência, devem preferencialmente ter luz amarela. “A branca é para ambientes que precisam ser muito iluminados. Já as amarelas trazem conforto. Incomoda ficar em um quarto com luz branca.”

Fique atento.

Na pesquisa realizada, um produto custa 6,90 reais e outro, aparentemente igual, sai a 15,79 reais. A diferença na especificação são os “K”. Os Kelvin, medem o calor gerado pela lâmpada. Quanto maior eles são, mais branca a lâmpada será.

A variação dos Watts também muda o valor do produto. Para não “ficar no escuro”, peça ajuda de um vendedor para indicar qual lâmpada é mais adequada para o que você precisa. (DSP)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Preso desde junho em Brasília, o deputado Celso Jacob continua recebendo mais de 4 mil reais todos os meses da Câmara a título de “auxílio moradia”
A venda da Eletrobras deve frear a alta na conta da luz
https://www.osul.com.br/saiba-escolher-a-lampada-mais-economica/ Saiba escolher a lâmpada mais econômica 2015-08-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar