Terça-feira, 21 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O Brasil “é campeão de tributação sobre a folha de salários”

Compartilhe esta notícia:

Especialista diz que mesmo países preocupados com o déficit previdenciário têm carga tributária sobre o trabalho inferior à nossa. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O economista e coordenador do curso de neurobusiness (aplicação da neurociência aos negócios) da Fundação Getulio Vargas (FGV), Robson Gonçalves, avalia que a reoneração da folha de pagamento pode levar as empresas a buscarem saídas para compensar esses custos, tornando ainda mais precário o mercado de trabalho, com terceirização ou aumento da informalidade.

O governo obteve, no Supremo Tribunal Federal (STF), liminar para suspender a desoneração da folha de 17 setores, que empregam mais de 9 milhões de pessoas. Com a desoneração, as empresas não deixam de pagar impostos: elas substituem a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha por um percentual sobre a receita bruta, de 1% a 4,5%.

* Qual impacto pode haver no mercado de trabalho se houver a reoneração da folha de pagamento?

A reoneração da folha pode estimular ainda mais a precarização do mercado de trabalho (com terceirização e informalidade), caso não haja uma fiscalização atenta do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho. Já existe uma tendência forte à precarização do trabalho em razão dos muitos auxílios pagos pelo setor público. Muitos trabalhadores preferem não ter registro em carteira para poder ter direito a esses benefícios.

* Na Europa, países como França e Alemanha estão preocupados com a questão previdenciária, mas ainda assim tributam menos o trabalho do que o Brasil…

Sim. Em países com alta tributação, como França e Itália, esse indicador é de 43% e 52%, respectivamente, segundo indicadores da Organização das Nações Unidas (ONU). Países como Índia, segundo a mesma fonte, tributam a folha em cerca de 4%. Aqui, fica na ordem de 60%, na média nacional.

* E como funciona nos Estados Unidos?

Os EUA tributam a folha em menos de 9%. Mas a ideia de “direitos trabalhistas” lá é bem diferente. Os contratos de trabalho são, basicamente, matéria de Direito Civil. Então, os trabalhadores têm mais ou menos a mesma “proteção” que têm qualquer pessoa que assine um contrato. É claro que há aspectos próprios das relações de trabalho. Mas, via de regra, as relações trabalhistas nos Estados Unidos são bem mais market oriented (orientadas pelo mercado), como o próprio acesso à saúde, por exemplo.

* O Brasil é um dos campões de tributação sobre a folha?

Sim, o Brasil é campeão de tributação sobre a folha de salários.

* Qual é a saída para isso?

A questão no Brasil é conseguir fontes de financiamento para a Previdência. Assim, caso seja possível tributar outras atividades que não o emprego e, com isso, evitar o crescimento explosivo do déficit previdenciário, é possível desistir da oneração. Mesmo assim, o grande problema da Previdência é o regime dos funcionários públicos federais, muito mais do que o regime geral do INSS.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Petrobras perde força no duelo com agronegócio após derrota em agência do setor
Estimativas do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos do Brasil permanecem estáveis
https://www.osul.com.br/o-brasil-e-campeao-de-tributacao-sobre-a-folha-de-salarios/ O Brasil “é campeão de tributação sobre a folha de salários” 2024-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar