Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Salários de agosto do funcionalismo gaúcho serão pagos em quatro parcelas

Compartilhe esta notícia:

Anúncio provoca nova paralisação dos servidores (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (31), no Palácio Piratini, o governador José Ivo Satori anunciou o parcelamento dos salários dos servidores estaduais relativos ao mês de agosto em quatro vezes. O calendário de pagamento adotado pelo governo inicia com o depósito de 600 reais nesta segunda para todos os servidores.

Uma segunda parcela de 800 reais será depositada até dia 11 de setembro, contemplando nesta data 32% dos servidores, que recebem até 1.400 reais líquidos como vencimento integral. Já no dia 15 está programado o crédito de 1.400 reais, elevando para 67% o percentual do funcionalismo do Poder Executivo com os salários integralizados. A parcela complementar para quem ganha acima de 2.800 reais por vínculo será creditada até o dia 22.

Ao anunciar o escalonamento dos salários, Sartori confirmou um novo atraso no pagamento da dívida do Estado com a União e salientou o esforço que vem sendo feito para buscar o equilíbrio das finanças públicas. “Os gaúchos e gaúchas são testemunhas de que estamos enfrentando um desequilíbrio financeiro. Fizemos a escolha de agir com transparência e responsabilidade. Outros secretários de outros lugares do Rio Grande do Sul nos receberam em caminhadas e colocamos a realidade. É uma segunda-feira muito difícil para todos nós. Temos que comunicar o parcelamento de todo funcionalismo público. Como disse, essa não é uma questão de vontade pessoal, mas é uma questão que se impõe por conta da realidade financeira do Rio Grande do Sul”, disse Sartori.

Pendências

O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, salientou que o governo contou com a arrecadação de apenas dez dias para fazer frente às despesas de um mês inteiro. Além do valor para complementar os salários de julho e a parcela atrasada de 263,9 milhões de reais da dívida com a União, a Fazenda precisou destinar 325 milhões de reais para pendências do mês passado com caráter de folha (diárias da Brigada Militar, vale-refeição, consignações e tributos), despesas na área da segurança pública (combustível para viaturas e alimentação para os apenados) e parte do custeio da saúde (73 milhões de reais), além das parcelas da dívida extra limite.

“Nós tivemos um decréscimo expressivo de 100 milhões de reais. Os tributos representam a maior fatia deste 1 bilhão de reais. Recursos vinculados e outras operações representam a totalidade da nossa receita. Vale destacar que após dez anos, pela primeira vez, a nossa receita caiu. O PIB já dá uma demonstração desta situação. A retração econômica impacta na realidade do Estado. Temos queda de receita real”, disse Feltes.

Ao lado do secretário da Fazenda, Giovani Feltes (E), governador Sartori confirmou novo atraso no pagamento da dívida e salientou o esforço máximo que vem sendo feito para buscar o equilíbrio das finanças públicas (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

Ao lado do secretário da Fazenda, Giovani Feltes (E), governador Sartori confirmou novo atraso no pagamento da dívida com a União (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A Receita Federal libera a consulta ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda 2017
Na Coreia do Sul, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adverte a Coreia do Norte: “Não nos provoque”
https://www.osul.com.br/salarios-de-agosto-do-funcionalismo-gaucho-serao-pagos-em-quatro-parcelas/ Salários de agosto do funcionalismo gaúcho serão pagos em quatro parcelas 2015-08-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar