Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Com a entrega de 14 novas ambulâncias, o Samu tem agora toda a sua frota renovada em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Frota permanecerá, no máximo, com dois anos de uso

Foto: Joel Vargas/PMPA
Maioria das unidades móveis foram doadas pelo Ministério da Saúde. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Porto Alegre recebeu nessa sexta-feira 14 novas ambulâncias. Dessa forma, toda a sua frota em circulação na cidade foi renovada, com veículos cujo tempo de uso é de dois anos, no máximo. A entrega foi feita pela prefeitura e pelo Ministério da Saúde, em cerimônia em frente ao Paço Municipal, no Centro Histórico.

Com esse novo lote de ambulâncias, o Ministério da Saúde atualizou o plano de renovação da frota, que desde 2014 não recebia novas unidades do governo federal. Em função disso, a prefeitura comprou 13 ambulâncias no início de 2018. Atualmente, Porto Alegre conta com 17 equipes do Samu, uma delas para transporte de baixa complexidade.

De acordo com o Executivo municipal, esta é a maior renovação de unidades móveis do Samu na história local. Do total de ambulâncias, 13 vêm de repasse do governo federal e uma foi adquirida pela administração municipal, com recursos da indenização de seguro por acidente envolvendo um veículo do serviço.

Manifestações

O prefeito Nelson Marchezan Júnior elogiou a atenção da pasta federal à capital gaúcha: “Obrigado por atenderem Porto Alegre com um olhar técnico e objetivo, sem interesses partidários”. Ele também não poupou elogios aos profissionais do Samu: “Temos muito orgulho dessas pessoas que trabalham diuturnamente com competência para atender a população no momento mais difícil da vida delas”.

Já o titular da SMS (Secretaria Municipal da Saúde), Pablo Stürmer, enfatizou a importância da manutenção da frota: “Isso traz mais condições de trabalho faz a diferença para os profissionais com o aumento de atendimentos e a diminuição do tempo de resposta com toda a rede de saúde da Capital”.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, destacou o trabalho que vem sendo feito na área da saúde. “Os quatro postos funcionando até às 22h foi um ótimo começo. Destaco ainda o sistema de controle de regulação e o investimento em tecnologia que reduziu as filas de espera”, disse.

Também presente ao ato, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, agradeceu as parcerias com a cidade, como o sistema de regulação e o Telessaúde, além de também homenagear os profissionais do Samu. “Quero fazer o reconhecimento aos valorosos profissionais que prestam este atendimento de emergência e que fazem a diferença na vida das pessoas”, reforça.

O Samu Porto Alegre

Porto Alegre é pioneira no Brasil a instituir o Samu, em 1995. O serviço é inspirado no modelo francês de atendimento pré-hospitalar, com o objetivo de chegar mais rápido ao local da ocorrência para socorrer vítimas de casos urgentes, realizar o primeiro atendimento, estabilizar o paciente e transportá-lo até o local adequado.

Atualmente, são 15 equipes distribuídas por toda a capital gaúcha. São 12 equipes de Suporte Básico de Vida, compostas por um técnico ou auxiliar de enfermagem e motorista, além de outras três equipes de Suporte Avançado-UTI Móvel, que contam com médico, enfermeiro e motorista.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

“Queda da Selic trará economia de R$ 110 bilhões em 2020”, diz Bolsonaro
As guias do IPTU de Porto Alegre com desconto de 10% para a quitação antecipada já estão disponíveis na internet
https://www.osul.com.br/samu-recebe-14-novas-ambulancias-e-tem-toda-frota-renovada/ Com a entrega de 14 novas ambulâncias, o Samu tem agora toda a sua frota renovada em Porto Alegre 2019-12-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar