Terça-feira, 26 de Maio de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
15°
Mostly Cloudy

Geral Sebrae RS dá alternativas para amenizar impactos no segmento de comércio e serviços

Compartilhe esta notícia:

(Foto: banco de dados/O Sul)

Neste período de isolamento e quarentena, é necessário adotar algumas medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus. A tecnologia, por exemplo, pode ser uma grande aliada do segmento de comércio e serviços para vendas e contatos com os clientes por meio do atendimento a distância, já que muitas pessoas estão trabalhando em casa. Vale utilizar ao máximo as redes sociais, pois a tendência é de que elas intensifiquem os acessos, tornando esse um canal ainda mais importante de comunicação com o consumidor.

Além disso, é imprescindível oferecer um ambiente higienicamente seguro, para as pessoas que estão trabalhando nos estabelecimentos que estão abertos. “É importante demonstrar flexibilidade de oferta, novas alternativas de acordo com a necessidade individual de cada cliente, além de deixar claro que estão sendo adotadas todas as medidas de precaução, assim ele terá mais confiança em realizar negócios com você”, afirma o especialista em competitividade setorial do Sebrae RS, Fabiano Zortéa. As orientações aos empresários estão disponíveis em e-book e podem ser acessadas no site do Sebrae- RS.

Veja algumas dicas

– Utilizar preferencialmente as vendas a distância, sugerindo ao cliente a opção de enviar os produtos para a casa dele;
– Criar formas de retiradas de produtos para estimular o consumo sem contato físico;
– Explorar práticas como venda condicional e consignação;
– Vender de portas fechadas atendendo um cliente de cada vez, assegurando que na sua empresa não haverá aglomeração de pessoas;
– Dar confiança para o consumidor que ele poderá ser atendido de outras formas, sem a necessidade de sair de casa;
– Reforçar a comunicação nas redes sociais de forma a garantir a saúde dos clientes e incentivar a compra de produtos (lives, cards, posts);
– Replanejar o seu estoque, pedidos, quantidades e prazo de entrega, revendo o planejamento de compras junto aos seus fornecedores;
– Validar disponibilidade de produtos junto aos fornecedores e identificar alternativas, evitando a dependência de uma única empresa;
– Reduzir imediatamente os custos fixos como aluguel, luz água e supérfluos;
– Renegociar prazos de pagamento com fornecedores para ganhar fôlego financeiro;
– Negociar financiamentos de longo prazo com os bancos, com juros baixos e carência durante o período de crise;
– Planejar uma nova escala de horários mais flexíveis e promover um revezamento com as equipes;
– Procure adiar as ações promocionais e eventos programados junto aos clientes e evite o cancelamento definitivo;
– Mais do que nunca, utilize o whatsapp, como uma forma de relacionamento com clientes e realização de vendas;
– Utilize o máximo as suas redes sociais, com mais pessoas em casa, a tendência é de que elas acessem mais as redes, sendo um ótimo canal para se comunicar com o consumidor;
– Lavar as mãos após contato com dinheiro e sugerir para os clientes evitar esse meio de pagamento;
– Utilizar a tecnologia contactless (aproximação do cartão) com os seus clientes quando disponível, assim eles não tocam na máquina de cartão e efetuam o pagamento de maneira rápida e prática;
– Pesquisar novos mercados e necessidades demandadas pelo consumidor no momento de crise;
– Recomendar aos clientes que lavem as mãos ao entrar na loja;
– Limpar maçanetas, balcões equipamentos com álcool gel após cada atendimento;
– Lavar as mãos após cada atendimento;
– Controlar a temperatura dos colaboradores que apresentaram mal-estar;
– Manter uma boa ventilação;
– Comunique-se com seu cliente e demonstre que você está tomando todas as medidas de precaução, assim ele terá confiança em realizar negócios com você;
– Recomende o acesso às informações e orientações oficiais sobre a doença.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A semana em que nos despedimos de Sheun Ming Ling, pai do ciclo agroindustrial da soja no Brasil.
Dmae realiza serviço em grande adutora no bairro Medianeira, em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar