Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Sebrae RS dá alternativas para amenizar impactos no segmento de comércio e serviços

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Banco de Dados/ O Sul)

Neste período de isolamento e quarentena, é necessário adotar algumas medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus. A tecnologia, por exemplo, pode ser uma grande aliada do segmento de comércio e serviços para vendas e contatos com os clientes por meio do atendimento a distância, já que muitas pessoas estão trabalhando em casa. Vale utilizar ao máximo as redes sociais, pois a tendência é de que elas intensifiquem os acessos, tornando esse um canal ainda mais importante de comunicação com o consumidor.

Além disso, é imprescindível oferecer um ambiente higienicamente seguro, para as pessoas que estão trabalhando nos estabelecimentos que estão abertos. “É importante demonstrar flexibilidade de oferta, novas alternativas de acordo com a necessidade individual de cada cliente, além de deixar claro que estão sendo adotadas todas as medidas de precaução, assim ele terá mais confiança em realizar negócios com você”, afirma o especialista em competitividade setorial do Sebrae RS, Fabiano Zortéa. As orientações aos empresários estão disponíveis em e-book e podem ser acessadas no site do Sebrae- RS.

Veja algumas dicas

– Utilizar preferencialmente as vendas a distância, sugerindo ao cliente a opção de enviar os produtos para a casa dele;
– Criar formas de retiradas de produtos para estimular o consumo sem contato físico;
– Explorar práticas como venda condicional e consignação;
– Vender de portas fechadas atendendo um cliente de cada vez, assegurando que na sua empresa não haverá aglomeração de pessoas;
– Dar confiança para o consumidor que ele poderá ser atendido de outras formas, sem a necessidade de sair de casa;
– Reforçar a comunicação nas redes sociais de forma a garantir a saúde dos clientes e incentivar a compra de produtos (lives, cards, posts);
– Replanejar o seu estoque, pedidos, quantidades e prazo de entrega, revendo o planejamento de compras junto aos seus fornecedores;
– Validar disponibilidade de produtos junto aos fornecedores e identificar alternativas, evitando a dependência de uma única empresa;
– Reduzir imediatamente os custos fixos como aluguel, luz água e supérfluos;
– Renegociar prazos de pagamento com fornecedores para ganhar fôlego financeiro;
– Negociar financiamentos de longo prazo com os bancos, com juros baixos e carência durante o período de crise;
– Planejar uma nova escala de horários mais flexíveis e promover um revezamento com as equipes;
– Procure adiar as ações promocionais e eventos programados junto aos clientes e evite o cancelamento definitivo;
– Mais do que nunca, utilize o whatsapp, como uma forma de relacionamento com clientes e realização de vendas;
– Utilize o máximo as suas redes sociais, com mais pessoas em casa, a tendência é de que elas acessem mais as redes, sendo um ótimo canal para se comunicar com o consumidor;
– Lavar as mãos após contato com dinheiro e sugerir para os clientes evitar esse meio de pagamento;
– Utilizar a tecnologia contactless (aproximação do cartão) com os seus clientes quando disponível, assim eles não tocam na máquina de cartão e efetuam o pagamento de maneira rápida e prática;
– Pesquisar novos mercados e necessidades demandadas pelo consumidor no momento de crise;
– Recomendar aos clientes que lavem as mãos ao entrar na loja;
– Limpar maçanetas, balcões equipamentos com álcool gel após cada atendimento;
– Lavar as mãos após cada atendimento;
– Controlar a temperatura dos colaboradores que apresentaram mal-estar;
– Manter uma boa ventilação;
– Comunique-se com seu cliente e demonstre que você está tomando todas as medidas de precaução, assim ele terá confiança em realizar negócios com você;
– Recomende o acesso às informações e orientações oficiais sobre a doença.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A técnica usada em vacina contra o ebola pode ser aplicada ao novo coronavírus
Alerta de golpe no WhatsApp: um oferece álcool gel e outro diz para fazer cadastro para receber o auxílio de 200 reais do governo federal
https://www.osul.com.br/sebrae-rs-da-alternativas-para-amenizar-impactos-no-segmento-de-comercio-e-servicos/ Sebrae RS dá alternativas para amenizar impactos no segmento de comércio e serviços 2020-03-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar