Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2021
Os números correspondem a 87% da população adulta e 82% da população vacinável, que inclui os adolescentes.
Foto: Cristine Rochol/PMPADados divulgados nesta quinta-feira (9) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam que sete em cada dez gaúchos já completaram a imunização contra covid. A estatística leva em conta a população em geral do Rio Grande do Sul e abrange tanto quem recebeu duas doses de Coronavac, Oxford e Pfizer ou a aplicação única do fármaco da Janssen.
Os números correspondem a 87% dos adultos e 82% da população vacinável (a partir dos 12 anos de idade). Apesar do índice dos maiores de 18 anos contemplados com a primeira dose chegar a 95,7% e se manter acima daqueles com o esquema vacinal completo, a distância entre os dois grupos foi reduzida.
Em 9 de novembro, eram 95,1% de gaúchos com a dose inicial contra 82,8% com a segunda. Em um mês, a diferença entre os dois grupos caiu de 12,3% para 8,7%.
Nas últimas semanas, a SES e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do Rio Grande do Sul apoiou estratégias para incentivar as pessoas que ainda não haviam recebido a segunda dose a se vacinar. O esforço incluiu uma sondagem entre os municípios para conhecer sugestões de como incrementar a imunização e a oferta da vacina em locais e horários alternativos.
Um levantamento realizado em novembro pela Secretaria mostrou que 92% dos óbitos causados pela covid no Estado em uma faixa etária até 39 anos vitimaram pessoas sem o esquema vacinal completo. Já entre o público idoso, 99% dos casos fatais foram de pessoas sem o reforço vacinal.
De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, os dados servem de alerta para que a população continue buscando o esquema básico de duas doses. E também para que as pessoas com idade a partir de de 60 anos busquem a terceira dose.
Entre adolescentes, primeira dose chega a 81,8%
Já entre os gaúchos com idade entre 12 e 17 anos, são 30,7% de imunizados com a segunda dose. No caso da primeira dose, são 81,8% de vacinados.
Esse segmento populacional foi o último a começar a ser imunizado, em setembro, sendo que antes os adolescentes com algum tipo de comorbidade começaram a receber a dose inicial em julho.
Isso faz com que os índices de imunização da gurizada ainda sejam mais baixos do que o andamento da campanha entre a população em geral.
Os quantitativos, índices de cobertura e outros detalhes foram apurados no final da tarde e podem ser consultados na plataforma oficial de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde, com dados relativos a toda a campanha, iniciada em 19 de janeiro deste ano – desde então, já são quase 18,3 milhões de doses aplicadas. Confira em vacina.saude.rs.gov.br.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul