Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Sonda da Nasa coletou tantas amostras de asteroide que elas começaram a transbordar

Compartilhe esta notícia:

A Nasa diz que conseguiu colher uma grande quantidade de partículas do asteroide Bennu. (Foto: Divulgação)

A Nasa (a agência espacial norte-americana) anunciou na sexta-feira (23) que sua sonda Osiris-Rex conseguiu colher uma grande quantidade de partículas do asteroide Bennu após uma operação histórica na semana que passou, mas disse que foram tantas as amostras colhidas que o compartimento de coleta não fechava mais. “Uma fração substancial da massa colhida está escapando”, declarou o chefe da missão, Dante Lauretta, durante conferência telefônica com jornalistas.

A sonda coletou cerca de 400 gramas de fragmentos, muito mais do que o mínimo de 60 gramas que se buscava inicialmente, informou o cientista. Mas entre 5 e 10 gramas já foram observados ao redor do braço coletor, em uma nuvem mais ou menos próxima devido ao entorno de microgravidade, que faz com que os fragmentos se comportem como fluidos.

Minha grande preocupação é que as partículas estão escapando, somos vítimas do nosso sucesso”, explicou Lauretta. Em consequência, a operação de medida da massa, inicialmente prevista para este sábado, foi cancelada, já que se corre o risco de espalhar ainda mais as amostras.

A urgência agora é reduzir ao mínimo as atividades do aparelho e preparar o mais rapidamente possível o armazenamento das amostras em um compartimento na sonda. Os fragmentos estão em um compartimento localizado no fim do braço coletor do aparelho, cujo mecanismo de fechamento está bloqueado por partículas relativamente grandes.

Acreditamos que estamos perdendo uma pequena fração do material, mas é mais do que eu queria, fiquei bastante preocupado depois que vi as imagens”, declarou Lauretta. “O mais prudente é armazená-lo com o maior cuidado possível, para minimizar qualquer futura perda.”

Descoberta sobre a Lua

A Nasa marcou uma coletiva de imprensa para segunda-feira (26) às 13h (horário de Brasília) onde promete anunciar uma “empolgante descoberta” sobre a Lua feita usando o telescópio infravermelho Sofia. Segundo a agência a descoberta contribui com seus esforços para aprender mais sobre a Lua, em apoio a missões de exploração do espaço profundo.

Não há mais detalhes sobre o que será anunciado, mas há menção ao programa Artemis, que pretende levar astronautas novamente à superfície Lunar em 2024 como preparação para o “próximo salto” da humanidade, a exploração de Marte no início da década de 2030. O evento será transmitido, apenas em áudio, no canal da Nasa no YouTube. As informações são da agência de notícias AFP e do site Olhar Digital.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A Nasa vai anunciar uma descoberta empolgante sobre a Lua nesta segunda-feira
Presidentes da Câmara e do Senado criticam o ministro do Meio Ambiente após ofensas ao general Ramos. Rodrigo Maia diz que Ricardo Salles quer “destruir o governo”
https://www.osul.com.br/sonda-da-nasa-perde-amostras-de-asteroide-no-espaco/ Sonda da Nasa coletou tantas amostras de asteroide que elas começaram a transbordar 2020-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar