Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Superior Tribunal de Justiça confirma decisão que liberta presos que não pagaram fiança

Compartilhe esta notícia:

Tomada em abril, decisão foi mantida nesta quarta por unanimidade.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Tomada em abril, decisão foi mantida nesta quarta por unanimidade. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Terceira Seção do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu nesta quarta-feira (14) confirmar a decisão que determinou a soltura de todos os presos do País que foram beneficiados com liberdade provisória, mas continuaram encarcerados pela falta de pagamento de fiança. A medida foi tomada em função da pandemia da Covid-19.

A decisão foi tomada pelo ministro Sebastião Reis Júnior em abril e, por unanimidade, mantida pelo colegiado. Para o ministro, na crise provocada pela pandemia, condicionar a liberdade dos presos ao pagamento de fiança é medida “irrazoável”.

O caso envolveu um pedido de habeas corpus protocolado pela Defensoria Pública do Espírito Santo. O órgão alegou que a soltura de presos nessa situação se encaixa na recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre a reavaliação de prisões em função da pandemia.

No mês passado, o presidente do CNJ e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, decidiu restringir casos em que presos podem ser soltos em função da Covid-19.

De acordo com a Recomendação Nº 78, pessoas acusadas de corrupção, lavagem de dinheiro, crimes hediondos e violência doméstica não poderão ser beneficiadas com a revisão da prisão provisória ou do regime de cumprimento de pena. Foi o primeiro ato de Fux na presidência do CNJ.

A decisão do ministro restringiu a Recomendação nº 62, editada em março pelo ex-presidente co conselho Dias Toffoli. A norma anterior abriu a possibilidade de soltura a todos os presos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo lança programa para mapear genoma de 100 mil brasileiros
Anvisa alerta para falsificação de remédios brasileiros no exterior
https://www.osul.com.br/superior-tribunal-de-justica-confirma-decisao-que-liberta-presos-que-nao-pagaram-fianca/ Superior Tribunal de Justiça confirma decisão que liberta presos que não pagaram fiança 2020-10-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar