Domingo, 14 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Tática da precaução

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Só não há vaias nos regimes ditatoriais. De resto, é admitida. O cronista Nelson Rodrigues definia: “No Maracanã, vaia-se até minuto de silêncio e, se quiserem acreditar, vaia-se até mulher nua.”

É preferível o barulho da democracia ao silêncio das ditaduras. Mesmo assim, o presidente Michel Temer, equilibrando-se sobre o fio da interinidade, ausentou-se da festa de encerramento dos Jogos Olímpicos ontem à noite. Não quis correr nenhum risco. Um deles seria a manifestação da torcida balançar a convicção de senadores favoráveis ao impeachment.

QUAL A NECESSIDADE?

Próximos assuntos para discussão em Brasília: 1) a manutenção de 128 autarquias e 140 empresas estatais. Até aqui, a maioria serviu para abrigar apadrinhados, acolher conchavos e calar eventuais opositores. 2) na folha de pagamentos do governo federal, há 114 mil cargos de confiança.

NÃO É OBRA DO ACASO

Caiu em desuso a expressão acabar em pizza, identificando acordo e corrupção sem punição a culpados. Sinônimo do vício nacional da acomodação, era citada nos momentos em que a guerra política ameaçava ferir os poderosos.

BOLSOS GENEROSOS

O lema da maioria dos participantes dos programas de propaganda eleitoral em rádio e TV deverá ser: tudo para seduzir o patrocinador.

Isto é, aquele que paga impostos e garante a velha gastança.

EXEMPLOS

Um dos legados mais valiosos dos Jogos Olímpicos foi o desempenho magnífico e que nos deixa orgulhosos de atletas brasileiros de origem humilde. Apostaram no treinamento, na persistência, na capacidade de superar obstáculos. Vindos de recônditos, ganharam projeção mundial.

Exemplos a serem seguidos por muitos outros jovens que precisam escolher o rumo. Parcela cada vez maior acaba conquistada pelo crime. Esse jogo deve virar.

RIQUEZA

Desde 2001, o xisto como fonte de gás natural saltou de 1 por cento para 30 por cento nos Estados Unidos. São Gabriel, Dom Pedrito e Rosário do Sul têm reservas dessa rocha.

PONTO DE PARTIDA

A 22 de agosto de 1996, o presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu pela primeira vez a reeleição. Foi durante entrevista no programa Jô Onze e Meia, do SBT. Justificou: “Governar quatro anos é difícil. Só louco quer. Num prazo desses, governa-se dois anos e meio.”

A 4 de junho de 1997, foi publicada no Diário Oficial da União a emenda constitucional que permitia nova eleição do presidente da República, de governadores e prefeitos.

RÁPIDAS

* Lealdade às avessas: seis ex-ministros de Dilma Rousseff aderem ao impeachment.

* O presidente Michel Temer prepara o discurso que fará em setembro durante a abertura da Assembleia Geral da ONU.

* Não é só notícia da rádio corredor: os Correios começarão a terceirizar alguns de seus serviços.

* Mesmo para candidatos sem chances, as campanhas eleitorais elevam os egos às alturas.

* Escala pronta: o ministro Dias Toffoli assumirá a presidência do Supremo Tribunal Federal em 2018.

* Depois das eleições, a frase será incessantemente repetida: ao vencedor, a crise.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Osmar Terra diz que fraudes na assistência social consumiram mais de R$ 20 bilhões
Frederico busca consenso para votar mudanças na Lei Kiss
Pode te interessar