Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Heavy Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Teles têm 15 dias para explicar vazamento de dados de 100 milhões de contas de celular

Compartilhe esta notícia:

Pedido do Ministério da Justiça foi enviado para as quatro grandes operadoras de telefonia do Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Pedido do Ministério da Justiça foi enviado para as quatro grandes operadoras de telefonia do Brasil. (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, estabeleceu o prazo de 15 dias para as quatro grandes operadoras de telefonia do Brasil (Oi, Vivo, Claro e Tim) se posicionarem a respeito do suposto vazamento de dados de mais de 100 milhões de contas de celular.

Entre os dados vazados, estariam informações sensíveis dos consumidores, como a duração das ligações, número de celular, dados pessoais (RG, CPF, CNPJ, e-mail, endereço) e detalhes sobre o pagamento da fatura (atraso no pagamento, valor da fatura, dívidas). A lista com os dados vazados foi encontrada à venda na internet e atinge até mesmo o presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a manifestação, as empresas deverão se manifestar em 15 dias, a contar do recebimento da notificação, no âmbito da Averiguação Preliminar aberta pela Senacon para investigação do caso, aberta após a divulgação de notícias a respeito do vazamento.

No início do mês, outro vazamento colocou à disposição 223 milhões de CPFs, 40 milhões de CNPJs e 104 milhões de registros de veículos. Entre os afetados pela ação também aparecia Bolsonaro. Além dele, tiveram os dados expostos o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e os 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Rio Grande do Sul registra 1.902 novos casos da Covid-19 e mais 20 óbitos
Japão tem início lento na vacinação contra o coronavírus
https://www.osul.com.br/teles-tem-15-dias-para-explicar-vazamento-de-dados-de-100-milhoes-de-contas-de-celular/ Teles têm 15 dias para explicar vazamento de dados de 100 milhões de contas de celular 2021-02-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar