Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Projeto RS Sustentável “Temos que olhar para o futuro com confiança porque o RS é muito maior que sua crise”, diz o governador gaúcho Eduardo leite

Compartilhe esta notícia:

Foto: Jorge Perassi
O governador Eduardo Leite encerrou o evento. (Foto: Jorge Perassi)

“É muito importante que se promovam encontros como este, com lideranças empresariais como vejo aqui, trocando informação e sinergia com o Governo para desenvolver o nosso Rio Grande”. Com estas palavras, o governador Eduardo Leite encerrou o Fórum Desenvolvimento Econômico – Oportunidades e Financiamentos, cumprimentando a Rede Pampa pela iniciativa. Com transparência, ele apontou que “o atraso ao nosso desenvolvimento está no peso do passado. Fomos displicentes com a coisa pública porque tínhamos dinheiro”. Ele cita o exemplo do Sistema Previdenciário, cuja lógica hoje está invertida, com mais aposentados do que recursos. “São 50 mil professores aposentados, 32 mil policiais militares e assim em tantas outras áreas”. O governador reiterou que quem paga estas aposentadorias é a sociedade, pois o déficit somente neste item é de 12 bilhões de reais que representam metade da receita do ICMS. “Cada vez se cobra mais impostos da sociedade e menos se oferece”.

Chegada do Governador ao evento da Rede Pampa no dia 24, no Litoral Norte

Segundo ele, se nada for feito, as contribuições serão elevadas. “De tanta chamada extra, o Rio Grande do Sul empurrou o desenvolvimento para fora. Entramos nos problemas do passado, mas também somos a continuidade de soluções que foram feitas lá atrás”. Ele citou o fim das fundações, a reforma da máquina pública “e agora queremos dar um passo adiante na velocidade que o Governo precisa para entregar aos empreendedores o ambiente perfeito”.
A carência do Estado em infraestrutura com demandas em portos, hidrovias, ferrovias e rodovias pode ser solucionada em parceria com o setor privado. Um exemplo de sucesso, como apontou, foi firmado através de uma PPP com a Corsan que vai injetar bilhões em investimentos, através de uma concessão de 30 anos. “O custo estimado para a Corsan fazer as operações que necessita seria de 9 bilhões de reais. Um leilão na Bolsa de Valores de São Paulo gerou um deságio de 37% deste valor, reduzido para 6 bilhões, o que significa um menor custo a ser cobrado da sociedade nas tarifas e ingestão de investimentos na economia”.

Governador e Alexandre Gadret, presidente da Rede Pampa

Otimista com a negociação, Eduardo Leite salienta que “18 municípios já contataram o Governo para efetivar um termo de anuência e para levar ao Interior outros lotes da nossa Companhia de Saneamento”. Modelo semelhante está sendo buscado no setor de energia e distribuição com a iniciativa privada, “para fornecer energia de qualidade pois isto também é desenvolvimento econômico”.
Eduardo Leite mencionou a recente aprovação do código ambiental, “um compromisso com o Governo, chancelado na Assembleia Legislativa pelos nossos deputados. A eles nossos agradecimentos por terem aprovado o código”, que deverá desburocratizar processos, reduzindo tempo de espera de investidores. “O novo código não é permissivo com o meio ambiente, mas temos que ter clareza de que a pobreza é uma grande inimiga do meio ambiente”.

Governador e o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto

Para o Governador, o compromisso do Governo é vencer estes obstáculos. “Queremos logística adequada, condição tributária e menos burocracia”. Na educação, ele citou a necessidade de um plano de carreira aos professores. Já na área de segurança pública, ressaltou que houve redução de 24% nos índices de homicídios no último ano e de 35% em roubos a veículos, números que repercutem no desenvolvimento. “O Rio Grande é forte, tem talento, apesar de sermos a quarta economia do País, temos boas universidades, empresas que começaram pequenas e se tornaram grandes e reconhecidas. Temos que olhar para o futuro com confiança porque o RS é muito maior que sua crise. Vamos virar esta página porque queremos vencer e oferecer riqueza, desenvolvimento, através da qualidade do seu povo”, finalizou o Governador, aplaudido pela plateia.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Projeto RS Sustentável

Luis Augusto Lara: “a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul está fazendo a sua parte”
Setores público e privado em busca do sonhado desenvolvimento
https://www.osul.com.br/temos-que-olhar-para-o-futuro-com-confianca-porque-o-rs-e-muito-maior-que-sua-crise-diz-eduardo-leite-governador-do-rio-grande-do-sul/ “Temos que olhar para o futuro com confiança porque o RS é muito maior que sua crise”, diz o governador gaúcho Eduardo leite 2020-01-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar