Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia Todas as capitais brasileiras terão acesso ao 5G “puro” até junho de 2022, diz o ministro das Comunicações

Compartilhe esta notícia:

O ministro das Comunicações espera que a atualização de firmware necessária seja feita pela Apple até o fim de setembro. (Foto: Divulgação)

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que todas as capitais brasileiras terão acesso à internet 5G “pura” até junho de 2022. Deputado licenciado, Fábio Faria afirmou ainda que 100% das localidades brasileiras estarão conectadas à internet até 2028, por meio do leilão do 5G e do programa Wi-Fi Brasil.

Ele deu as declarações na quarta-feira (12), quando compareceu à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados para expor o plano da pasta para este ano.

O edital do 5G está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU), e depois retorna para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para publicação. O ministro prevê que todas as capitais terão internet 5G no padrão standalone (como é chamado tecnicamente o 5G puro) até julho de 2022, e a cobertura irá aumentando gradativamente até 2028.

Faria defendeu o padrão standalone, estabelecido no edital, que, segundo ele, permitirá a chamada internet das coisas e vai revolucionar o setor produtivo. Com o 5G, ele estima aumento de produtividade de 20% ao ano no agronegócio e o avanço da telemedicina. “O modelo standalone é o que permite a ‘Internet das Coisas’, a cirurgia a distância, o carro autônomo [sem motorista], as aplicações do agro e outros. Por isso queremos começar já com a instalação do 5G standalone em todas as capitais”, disse.

Conforme Faria, hoje 82% da população brasileira tem conexão à internet, o que significa que 42 milhões de brasileiros (ou 18%) não têm acesso à internet. Ele destacou que o edital do leilão determina que todas as localidades com mais de 600 pessoas recebam internet de 4G até 2028, o que possibilitará também a conexão das escolas urbanas.

O edital também prevê a conectividade de 48 mil quilômetros de rodovias federais e a obrigação de conectar 10 milhões de pessoas nas regiões Norte e Nordeste.

Alguns parlamentares, como deputada Angela Amin (PP-SC), manifestaram preocupação com a falta de conexão em comunidades distantes e escolas. O deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) reclamou da falta de internet e de celular na região Amazônica.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que coordena grupo de trabalho na Câmara sobre o tema, afirmou que hoje existem dois Brasis: o Brasil conectado e o que está fora de qualquer processo de conectividade. “Com o 5G, nós podemos ter um terceiro Brasil, que terá acesso ao 5G”, disse. “Antes de chegar ao 5G, precisamos rever esse hiato e já temos condições para isso”, completou.

Ela criticou o veto do governo ao Projeto de Lei 3477/20, que garantia acesso à internet a alunos e professores de escolas públicas.

Fábio Faria informou que as localidades com menos de 600 pessoas serão conectadas até 2028 por meio do programa Wi-Fi Brasil, que prevê a conexão via satélite e anteriormente era conhecido como Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão). “Vamos cobrir 100% do deserto digital”, garantiu. As informações são da Agência Câmara de Notícias e do Ministério das Comunicações.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

A Apple é processada por quase 20 milhões de donos do iPhone e iPad
Samsung Book com chips Intel da 11ª geração é lançado no Brasil
https://www.osul.com.br/todas-as-capitais-brasileiras-terao-acesso-ao-5g-puro-ate-junho-de-2022-diz-o-ministro-das-comunicacoes/ Todas as capitais brasileiras terão acesso ao 5G “puro” até junho de 2022, diz o ministro das Comunicações 2021-05-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar