Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política TSE nega que empresas jornalísticas tiveram acesso privilegiado à apuração dos votos no primeiro turno

Compartilhe esta notícia:

A divulgação oficial dos resultados do pleito no primeiro turno atrasou em todo o País

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Redes ignoram 2 em cada 3 alertas do TSE para fake news. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que é falsa a informação que circula em redes sociais de que empresas jornalísticas conseguiram exibir dados da apuração referentes ao primeiro turno das eleições municipais – realizado no dia 15 deste mês – antes das pessoas em geral.

“Os arquivos para divulgação de resultados, disponibilizados a empresas jornalísticas, são os mesmos do site de resultados acessíveis por qualquer cidadão e são liberados somente após o TSE totalizar (somar) os votos. Esses arquivos são remetidos por meio de uma rede de distribuição chamada CDN, que replica o site de resultados para impedir sobrecarga e garantir que mais pessoas tenham acesso”, informou a Corte.

“A única forma de se obter um resultado antecipado ao do TSE é acessar os boletins de urna que são impressos após a votação e tornados públicos em todas as seções”, prosseguiu o tribunal. “Devido à lentidão enfrentada na divulgação pelo site – como reflexo do atraso na totalização dos resultados –, o TSE disponibilizou acesso ao sistema interno de contagem de votos em um telão no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), no térreo do prédio do tribunal”, concluiu o TSE.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Santa Casa de Porto Alegre coordena pesquisa sobre o câncer gástrico
Maioria dos 38 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar no segundo turno são mulheres
https://www.osul.com.br/tse-nega-que-empresas-jornalisticas-tiveram-acesso-privilegiado-a-apuracao-dos-votos-no-primeiro-turno/ TSE nega que empresas jornalísticas tiveram acesso privilegiado à apuração dos votos no primeiro turno 2020-11-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar