Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Sauditas mudam versão e dizem agora que o assassinato do jornalista foi premeditado

Compartilhe esta notícia:

Khashoggi, colunista do jornal The Washington Post, desapareceu em 2 de outubro, depois de entrar no consulado saudita em Istambul. (Foto: Reprodução)

Um promotor público saudita afirmou que o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, em Istambul (Turquia), foi premeditado, informou a TV estatal al-Ekhbariya nesta quinta-feira (25).

Um relatório divulgado pela emissora indica que promotores estão interrogando suspeitos de envolvimento no caso com base em informações fornecidas por uma força-tarefa conjunta turco-saudita. Na quarta-feira (24), o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, afirmou que o assassinado do jornalista é “doloroso” e que a “justiça irá prevalecer”.

Entenda o caso

Khashoggi, colunista do jornal The Washington Post e crítico do poderoso príncipe herdeiro saudita, desapareceu em 2 de outubro, depois de entrar no consulado saudita em Istambul para obter documentos para casar.

Após uma onda de indignação mundial, o governo saudita admitiu no sábado (20) que Khashoggi morreu dentro do consulado depois de uma briga, versão que gera muito ceticismo. O presidente turco Tayyip Erdogan afirmou que há fortes sinais de que o assassinato foi planejado e de que ele foi morto de forma selvagem.

Riad nega qualquer envolvimento do príncipe herdeiro. Depois do pronunciamento de Erdogan, a Arábia Saudita anunciou que vai responsabilizar “quem quer que seja” pelo assassinato de Khashoggi e aqueles que falharam em suas funções. O presidente americano Donald Trump disse que o tratamento dado por Riad ao caso foi “o pior encobrimento de todos os tempos”.

Um comunicado informou que 18 cidadãos sauditas foram presos em decorrência do caso. Ahmed Al Asiri, chefe da inteligência saudita, e o conselheiro real Saud Al Qahtani foram retirados dos seus cargos. O rei Salman ordenou ainda a reestruturação do comando da agência geral de inteligência sob a supervisão do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, de acordo com a agência oficial da imprensa saudita.

Segundo a BBC, o jornalista esteve no consulado saudita em Istambul pela primeira vez em 28 de setembro para obter um documento certificando que havia se divorciado da ex-mulher, mas foi informado na ocasião de que teria que voltar outro dia.

Khashoggi marcou o retorno para 2 de outubro e chegou às 13h14min no horário local – o compromisso estava marcado para as 13h30min. Sua noiva ficou aguardando do lado de fora e, a pedido dele, ficou com seu telefone celular e a instrução de que deveria telefonar para um assessor do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se ele não voltasse.

Hatice esperou por mais de dez horas fora do consulado e retornou na manhã do dia seguinte, uma quarta-feira, e Khashoggi ainda não havia reaparecido.

Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a explicação dada pelas autoridades sauditas é “crível” e que os EUA irão continuar acompanhando a investigação.

Em uma declaração assinada pela secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, o governo americano diz estar “triste pela confirmação da morte do senhor Khasoggi” e oferece suas condolências à família, noiva e amigos do jornalista. Desde o início do caso, Trump tem defendido a Arábia e chegou a dizer que acreditava que Khasoggi poderia ter sido alvo de “assassinos fora de controle”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A confiança do comércio brasileiro cresceu e retornou ao nível anterior ao da greve dos caminhoneiros
Uma bomba foi enviada para o ator Robert De Niro, no mais recente caso de explosivos endereçados aos críticos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
https://www.osul.com.br/um-promotor-publico-saudita-disse-que-a-morte-de-jornalista-em-consulado-foi-premeditada/ Sauditas mudam versão e dizem agora que o assassinato do jornalista foi premeditado 2018-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar