Sábado, 27 de Fevereiro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Fair

Porto Alegre Um “vacinômetro” permite acompanhar o andamento da imunização contra o coronavírus em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Até o início da noite, quase 10,3 mil doses já haviam sido aplicadas na capital gaúcha. (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

Desde esta quinta-feira (21), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre disponibiliza um “vacinômetro” para a população acompanhar a evolução da campanha de imunização contra o coronavírus na capital gaúcha. O painel pode ser acessado por meio de link disponível no site oficial prefeitura.poa.br e, até as 19h, contabilizava quase 10,3 mil contemplados pela primeira dose.

Os dados são atualizados a partir da inserção de dados pelas instituições de saúde. “A vacinação é nossa prioridade neste momento e permitir que a população acompanhe diariamente a evolução deste trabalho faz parte da nossa política de transparência”, ressaltou o prefeito Sebastião Melo.

A ferramenta apresenta a soma de doses registradas no sistema de informações, público-alvo das fases da campanha, porcentagem do público-alvo vacinado para a fase atual da campanha e gráficos com doses administradas diariamente e registradas, além de número acumulado de doses administradas.

Os dados são atualizados a cada hora a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. Também é possível consultar o quantitativo de doses registradas por estabelecimento de saúde.

Das 10.299 doses de vacina Coronavac aplicadas em Porto Alegre até as 18h40min, 5.223 foram recebidas por profissionais de saúde e 5.075 por idosos, acamados e pessoas com deficiência institucionalizados. Essas 10.299 doses correspondem a 10,18% da meta do público-alvo da primeira fase da campanha.

Atividade intensa

Ao longo do dia, equipes de profissionais da SMS percorreram 90 instituições de longa permanência de idosos e visitaram pessoas acamadas, em suas residências, para fazer a imunização. O deslocamento das equipes teve apoio do Comando Militar do Sul e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Pela manhã, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, esteve no Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia para acompanhar a vacinação dos profissionais que atuam no atendimento a pessoas com Covid-19. Já à tarde, Sparta conferiu a vacinação no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, onde cerca de 400 profissionais devem ser imunizados.

Já os trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Unidade de Pronto-Atendimento da Vila Cruzeiro do Sul (Zona Sul de Porto Alegre) que atuam na linha-de-frente de combate à Covid receberão a primeira dose da vacina Coronavac. As injeções serão aplicadas a partir desta segunda-feira (25).

A imunização desses profissionais consta na primeira fase da campanha nacional de imunização, assim como os idosos residentes em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência abrigadas em entidades de acolhimento.

Segundo a SMS, como o procedimento está sendo realizado por equipes volantes das gerências distritais do órgão, a quantidade de doses está reservada a esse público-alvo.

Na primeira remessa, Porto Alegre recebeu cerca de 51 mil doses. Nesta etapa, serão vacinados idosos que residem em instituições de longa permanência, idosos acamados, pessoas com deficiência institucionalizadas e profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate e enfrentamento à Covid. No momento, ainda não há aplicação nas unidades de saúde.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

O Hospital da Criança do Grupo Conceição, em Porto Alegre, tem oito médicos infectados pelo coronavírus
Decreto detalha regras de higienização para atividades físicas em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Pode te interessar