Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Cloudy

Armando Burd Útil e esclarecedora

Compartilhe esta notícia:

Em 1920, o jurista, advogado, político, diplomata, escritor e jornalista Ruy Barbosa definiu o que é a Imprensa. Muitos não sabem. (Foto: Reprodução)

Há ministros no Supremo Tribunal Federal que precisam ler a conferência de Ruy Barbosa feita em Salvador, há 99 anos. Um trecho:

“A Imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longo, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam ou roubam, percebe onde lhe alvejam ou nodoam, mede o que lhe cerceiam ou destroem, vela pelo que lhe interessa e se acautela do que a ameaça.”

Fora dos clichês

O Brasil, nos últimos anos, demonstrou que não há mais esquerda e direita na Economia. Existem bons ou maus governos.

Faltam 2 anos e 5 meses

Ainda sem divulgação, começa a ser organizada pelo governo federal a comissão que organizará os festejos do bicentenário da Independência. A lista dos interessados em registrar o nome na História é longa.

Fica evidente

O livro A Fogueira das Vaidades foi escrito na década de 1980 por Tom Wolfe, com prefácio da edição brasileira de Paulo Francis. Se não houver mudança de rumo, personagens do governo do Rio Grande do Sul poderão acrescentar um capítulo à obra.

Ponto de partida

O futuro da Estação Rodoviária de Porto Alegre será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, às 9h de quinta-feira, solicitada pelo deputado Sebastião Melo. Comerciantes reclamam que não foram ouvidos. Estão estabelecidos desde a inauguração, a 28 de junho de 1970, e temem perder tudo.

Momento de esclarecer

Há vários outros aspectos relacionados à licitação da Estação Rodoviária. Um deles: o entorno que é confuso para o trânsito de ônibus e automóveis. Mais a necessidade de considerar o poder aquisitivo dos usuários. Não adianta querer sofisticar na área da alimentação com preços exorbitantes.

Vai pegar no bolso

No decorrer da próxima semana, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovará o aumento do IPTU, negado em 2017 e no ano passado.

Estão fardados

O jogo da revitalização do Cais Mauá, que se arrasta há mais de 30 anos, terá novas participações. Deputados estaduais entrarão em campo. Andam desgostosos com erros e omissões de sucessivos governos que impedem um benefício esperado pela população.

Perfil adequado

Claudio Oliveira, que assumirá o cargo de diretor administrativo e financeiro do Grupo Hospitalar Conceição, tem exitosa carreira profissional, incluindo a área da Saúde. É pós-graduado em Administração Pública e projeta uma gestão dinâmica e criativa.

Hipótese inviável

Na temporada de vacas magras, empresários põem a criatividade a funcionar. Um grupo tentou propor à EPTC a fixação de propaganda junto às sinaleiras. Foi aconselhado a não passar da portaria. Motoristas não prestam atenção agora, imagine-se com penduricalhos.

Forçados a ir

A 20 de abril de 1993, a população se preparava para o plebiscito sobre a forma e o sistema de governo. Pesquisa Datafolha mostrou que 57 por cento da população não iriam às urnas, no dia seguinte, se o voto não fosse obrigatório.

Aonde chegaram

Reportagem do jornal Clarin, de Buenos Aires tem como título “Crise econômica chega ao tango.” Narra que “Orquestras, DJs e dançarinos profissionais promovem protesto em forma de baile ao ar livre, para alertar sobre os efeitos danosos.” Falta dinheiro para comida e aluguel. O que dizer do resto?

Exercício conhecido

Não é pequeno número de partidos que fazem ginástica à luz do dia para não parecerem governistas. Quando anoitece, correm aos palácios em busca de benesses.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

O cliente. A concorrência
Sem privatização, gaúchos terão de cobrir rombo de R$ 1 bilhão da CEEE
Deixe seu comentário
Pode te interessar