Sexta-feira, 24 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Vacina contra a dengue: veja os Estados que ampliaram a faixa etária

Compartilhe esta notícia:

As secretarias de Saúde de dez Estados Brasileiros e do Distrito Federal ampliaram a vacinação contra a dengue para crianças e jovens de 6 a 16 anos. (Foto: Agência Brasil)

As secretarias de Saúde de dez Estados Brasileiros e do Distrito Federal ampliaram a vacinação contra a dengue para crianças e jovens de 6 a 16 anos. A medida foi possível após o Ministério da Saúde orientar que os Estados e municípios ampliassem a imunização para pessoas até 59 anos.

A orientação do Ministério da Saúde permite que todas as unidades federativas ampliem a vacinação dentro da faixa etária de 4 a 59 anos de idade.

Veja os Estados onde a vacinação contra a dengue já foi ampliada:

– Acre: Governo estadual vai seguir orientação do Ministério da Saúde. Capital Rio Branco já tinha ampliado a faixa etária de 6 a 20 anos e para pessoas com comorbidades de 21 a 59 anos no início desta semana.

– Amazonas: A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas recomendou aos municípios a ampliação da campanha, a partir da orientação do MS. A recomendação começa a valer a partir de quinta-feira (18) para a faixa etária de 10 a 59 anos. Prefeitura da capital ainda não se manifestou.

– Amapá: A Secretaria de Vigilância em Saúde de Macapá anunciou nesta sexta-feira (19) a ampliação da cobertura vacinal para pessoas com até 59 anos. Os imunizantes estarão disponíveis a partir de segunda-feira (22) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na capital.

– Bahia: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia autoriza 54 municípios com doses a vencer em abril para ampliação da faixa etária, mas decisão fica com prefeitos. A capital do estado, Salvador, ainda estuda ampliação.

– Distrito Federal: A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ampliou a vacinação contra a dengue para crianças e jovens de 6 a 16 anos.

– Goiás: Governo estadual vai seguir a orientação do Ministério da Saúde.

– Maranhão: De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vacina foi ampliada para a faixa etária de 6 a 16 anos. Caso haja necessidade, poderão ser vacinadas pessoas entre 4 a 59 anos, com doses com validade até abril de 2024.

– Mato Grosso do Sul: Recomendação para municípios é manter faixa etária de 10 a 14 anos de idade. No entanto, se houver doses de vacina dengue com vencimento em 30 de abril, elas podem ser aplicadas em pessoas da faixa etária de 6 a 16 anos de idade, e pode ser ampliada de 4 a 59 anos conforme disponibilidade.

– Paraíba: A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) emitiu um ofício circular a todos os municípios paraibanos em que autoriza a ampliação temporária da faixa etária.

– Rio Grande do Norte: Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte orienta que municípios sigam a recomendação do Ministério da Saúde.

– São Paulo: O estado vai seguir a orientação do Ministério da Saúde, mas apenas os municípios de Poá, Guararema, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Santa Isabel têm doses a vencer até o dia 30 de abril – a capital São Paulo está fora da ampliação já que tem apenas 720 doses com vencimento até o dia 30 de abril.

Rio Grande do Sul

Nenhum município do Rio Grande do Sul recebeu vacinas contra a dengue até o momento, portanto não haverá ampliação da faixa etária. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), não há uma previsão para isso ocorrer. As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Por unanimidade, Anvisa mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos no Brasil
Prefeitura de Porto Alegre abre 149 vagas temporárias para a área da saúde
https://www.osul.com.br/vacina-contra-a-dengue-veja-os-estados-que-ampliaram-a-faixa-etaria/ Vacina contra a dengue: veja os Estados que ampliaram a faixa etária 2024-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar