Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Vão bater de frente

Compartilhe esta notícia:

Vereador Roberto Robaina. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O PSol lotou o plenário da Câmara de Porto Alegre, ontem, para seu Congresso Estadual. As duas principais indicações foram as de Roberto Robaina ao Palácio Piratini e Luciana Genro à Presidência da República.

Para Luciana, o PSol vai se afirmar como terceira via no plano nacional, fazendo frente a dois campos opostos, contaminados pela corrupção. Robaina, em seu pronunciamento, enfatizou a falência da velha esquerda, a retomada do projeto neoliberal pelo atual governo e o crescimento da extrema direita. Afirmou que “o PSol representa a esquerda autêntica para se contrapor ao atual quadro caótico”.

Em busca de linha própria

Na convenção do PDT de Porto Alegre, que reelegeu ontem o vereador Mauro Zacher para o comando da executiva, o presidente nacional, Carlos Lupi, falou sobre a linha da campanha de Ciro Gomes para suceder Michel Temer: “Não vamos nos pautar só pelas pesquisas. Não queremos ser vítimas do eleitoralismo.”

Sobre as dificuldades para combater o avanço da criminalidade no Rio de Janeiro, apontou o drama: “Para cada chefe do tráfico de drogas que é morto, surgem outros seis para assumir o lugar.

Para orientar

O diretório municipal do PDT passa a contar com líderes históricos no Conselho Político: Alceu Collares, Neuza Canabarro, Orion Cabral, Vieira da Cunha, Flavio Zacher, Carlos Bastos, Batista Filho, Cristopher Goulart Miguelina Vecchio, João Severiano e Índio Vargas, entre outros.

Mudança

Maristela Maffei foi vereadora do PT por três mandatos em Porto Alegre. Sua primeira eleição ocorreu em 1996, tendo retornado à Câmara em 2000 e 2004. Desde 2007, estava no PC do B. Ontem, entrou no PDT.

Nada mudou

O economista Fernando Blanco, integrante da missão do Banco Mundial que veio ao Rio Grande do Sul, afirmou a 30 de outubro de 2007: “A situação fiscal do Estado é insustentável. O déficit está muito elevado e as futuras gerações irão pagar um preço cada vez mais alto.”
A previsão se confirma a cada ano.

Em nova área

O Jornal Opção, de Goiânia, noticiou ontem: “A grande surpresa política em Brasília deve ser Ronaldinho Gaúcho. O ex-craque do Grêmio, do Bar­ce­lo­na e da Seleção Brasileira deve ser candidato a se­nador pelo PRB. Seu domicílio eleitoral é a capital da República.”

Disparada

A 30 de outubro de 1997, a taxa básica de juros saltou de 20,7 para 43,4 por cento ao ano. A justificativa do governo federal era de que precisava frear o ataque especulativo contra a moeda brasileira. Os banqueiros não apenas sorriram, mas gargalharam.

Sabe onde economizar

A maioria das prefeituras reclama do alto risco de falência. Porém, algumas conseguem superar as dificuldades. Marques de Souza é um dos exemplos. Semana passada, foi paga metade do 13º salário do funcionalismo público. O prefeito Edmilson Amauri Dörr não esconde a fórmula nem cobra direitos autorais: desde janeiro, conseguiu deixar em caixa 535 mil reais com a redução dos cargos em comissão e funções gratificadas.

Decisão vergonhosa

Decreto do governo federal transformou multas impostas pelo Ibama, no valor de 4 bilhões de reais, em prestação de serviços. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, disse que não significa anistia ou renúncia fiscal, mas incentivo à recomposição de áreas devastadas.

Para deixar claro, trata-se de incentivo à impunidade.

Imaginação a funcionar

Com as denúncias devastadoras caindo sobre políticos envolvidos em processos, que buscarão a reeleição, marqueteiros sugerem o slogan: não é o que parece.
Enganam-se: a margem de ingênuos caiu.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Ciclista
Ciclista deita em ciclovia para protestar contra invasão de carros
Fuga boliviana
https://www.osul.com.br/vao-bater-de-frente/ Vão bater de frente 2017-10-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar