Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Com renovação de quase 50%, a nova composição da Câmara de Vereadores assumiu nesta sexta-feira

Compartilhe esta notícia:

Bins Ely foi eleito presidente da Câmara para este ano

Foto: Ederson Nunes/CMPA
Márcio Bins Ely (PDT) presidirá o Legislativo municipal em 2021. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Os 36 vereadores da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Porto Alegre foram empossados na tarde desta sexta-feira (1º) na sede do Legislativo da capital gaúcha, no Centro Histórico. Dos 36 parlamentares, 16 (44,4%) estão em sua primeira legislatura, embora alguns já tenham exercido mandato na Casa em períodos anteriores, na condição de suplentes;

A sessão de instalação da nova Legislatura foi conduzida pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB), vice-presidente do Legislativo em 2020, tendo em vista que o presidente, Reginaldo Pujol (DEM), não foi reeleito. Ainda pela tarde, foram eleitos os integrantes da Mesa Diretora da Casa e dos integrantes das comissões permanentes e da comissão representativa (que atua durante os períodos de recesso).

Após entregarem seus diplomas, declaração de bens e indicação de seus nomes parlamentares, os vereadores fizeram o juramento de posse e a legislatura foi instalada. Na sequência, Pedro Ruas (PSol) comunicou a formação do bloco de oposição, formado por PSol, PT e PCdoB, o qual será liderado por ele, tendo como vice-líder o vereador Aldacir Oliboni (PT).

Após a eleição da Mesa, foi notificada a licença do vereador eleito Cézar Schirmer (MDB) e realizada de forma virtual a posse de seu suplente Pablo Melo, que recebeu teste positivo para a Covid-19. Ele é filho do prefeito Sebastião Melo. Já a poltrona do reeleito Cássio Trogildo (PTB) é ocupada por Giovane Byl (PTB). Tanto Schirmer quanto Trogildo abriram mão do mandato, neste momento, para atuarem como secretários municipais.

Na mesma cerimônia foram diplomados oficialmente quanto o prefeito Sebastião Melo (MDB) e o seu vice, Ricardo Gomes (DEM). Ambos ainda participaram de uma cerimônia especial no Largo Glênio Peres, a cerca de 100 metros do prédio do Executivo municipal, quando o já ex-prefeito Nelson Marchezan Júnior fez a transmissão do cargo.

Composição

A nova composição da Câmara Municipal tem 25 homens e 11 mulheres, de um total de 18 partidos. Desses 36 parlamentares, 16 estão em sua primeira legislatura, embora alguns já tenham exercido a vereança em oportunidades anteriores, como suplentes. Confira os vereadores da capital gaúcha para a legislatura 2021-2024:

– Airto Ferronato (PSB);

– Aldacir Oliboni (PT);

– Alexandre Bobadra (PSL);

– Alvoni Medina (Republicanos);

– Bruna Rodrigues (PCdoB);

– Cassiá Carpes (PP);

– Cláudia Araújo (PSD);

– Clàudio Janta (Solidariedade);

– Comandante Nadia (DEM);

– Daiana Santos (PCdoB);

– Felipe Camozzato (Novo);

– Fernanda Barth (PRTB);

– Gilson Padeiro (PSDB);

– Giovane Byl (PTB);

– Hamilton Sossmeier (PTB);

– Idenir Cecchim (MDB);

– Jesse Sangalli (Cidadania);

– Jonas Reis (PT);

– José Freitas (Republicanos);

– Kaka D’ávila (PSDB);

– Karen Santos (PSol);

– Laura Sito (PT);

– Leonel Radde (PT);

– Lourdes Sprenger (MDB);

– Márcio Bins Ely (PDT);

– Mariana Pimentel (Novo);

– Matheus Gomes (PSol);

– Mauro Pinheiro (PL);

– Mauro Zacher (PDT);

– Moisés Barboza (PSDB);

– Mônica Leal (PP);

– Pablo Melo (MDB);

– Pedro Ruas (PSol);

– Psicóloga Tanise Sabino (PTB);

– Ramiro Rosário (PSDB);

– Roberto Robaina (PSol).

Mesa Diretora

Na mesma oportunidade, foram eleitos os integrantes da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores, das comissões permanentes e da comissão representativa, que atua durante o recesso parlamentar. A sessão de instalação da nova Legislatura foi conduzida por Lourdes Sprenger (MDB), vice-presidente do Legislativo em 2020, já que o então presidente Reginaldo Pujol (DEM) não foi reeleito.

A definição do novo colegiado envolveu uma disputa em todos os cargos, com 26 votos para os vitoriosos e dez para os indicados pela oposição. Com o resultado, a Câmara será presidida em 2021 pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), tendo Idenir Cechim como 1º vice-presidente, Comandante Nádia (DEM) como 2ª vice-presidente, Hamilton Sossmeier (PTB) como 1º secretário, Mônica Leal (PP) como 2ª secretária e Claudio Janta (SD) como 3ª secretária.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Sebastião Melo foi empossado como prefeito de Porto Alegre até 2024
Vereadores são empossados no Legislativo de Passo Fundo
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar