Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Vídeo em que o prefeito de Itabuna, na Bahia, declara que vai autorizar a reabertura do comércio “morra quem morrer” virou alvo de críticas na internet

Compartilhe esta notícia:

Prefeitura diz que Fernando Gomes foi mal interpretado, após dizer em vídeo "morra quem morrer". (Foto: Divulgação)

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), declarou, durante transmissão pela internet, que autorizará que estabelecimentos comercias reabram as portas a partir da próxima quinta-feira (9) “morra quem morrer”. O vídeo tem circulado nas redes sociais e virou alvo de críticas.

“Primeiro, lutar pela vida, a vida é uma só. [Depois que] morrer, acabou [a vida]. Não tem fortuna, não tem pobreza, não tem falência, não tem nada. Mas não posso abrir uma coisa que não tenho cobertura. Com a dúvida, com os nossos morrendo por causa de um leito em Itabuna, vou transferir essa abertura. No dia 8, mandei fazer o decreto, que no dia 9 abre, morra quem morrer”, disse o prefeito.

Na última semana, a previsão da prefeitura de Itabuna era colocar em prática a flexibilização das atividades comerciais já a partir de 1º de julho. No entanto, a reabertura foi adiada porque o município registra 100% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com a Covid-19, conforme apontou relatório da Procuradoria Jurídica do Município.

Nesta quinta-feira (2) pela manhã, a prefeitura de Itabuna informou, por meio de nota, que o prefeito foi “mal interpretado” em sua fala e que está “contrariado com a situação, porque entende a necessidade da reabertura do comércio”. O prefeito ponderou na nota que, segundo ele, “40 lojas não voltarão a abrir em Itabuna, e vários pais de família estão desempregados”.

Já à tarde, a prefeitura divulgou novo texto e declaração de Fernando Gomes.

“Nossos atos, como cidade com maior testagem e uma das que há mais tempo permanece com o comércio fechado só reforçam o nosso compromisso pela vida da nossa população. Tenho cinco mandatos como prefeito, o povo de Itabuna me conhece”, diz.

Governador

Em entrevista coletiva, durante cerimônia pela Independência do Brasil na Bahia, nesta quinta, o governador da Bahia, Rui Costa, disse que ele próprio conversou com o prefeito e pediu que o comércio de Itabuna não fosse reaberto nesta semana, conforme previsto inicialmente.

Rui Costa destacou que Fernando Gomes está se sentindo pressionado e, sob pressão, as pessoas “saem do ponto” e “perdem o equilíbrio”.

“Pedi que não abrisse essa semana, e ele não abriu. Mas ele tem se sentido pressionado, tem uma voz nacional que diz para abrir, que ganha apoio de comerciantes, com medo de quebrar. Sob pressão, as pessoas saem do ponto, perdem o equilíbrio. Falei com ele ontem, está no quinto mandato, tem quase 80 anos, me disse que nunca viveu uma situação como essa, que nunca se sentiu tão pressionado”, falou Rui Costa.

A cidade de Itabuna é a maior do Sul baiano, com uma população de cerca de 200 mil pessoas, e está localizada a cerca de 450 quilômetros de Salvador.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O ministro Celso de Mello, do Supremo, deu o prazo de cinco dias para o ministro da Saúde se manifestar sobre orientações dadas do uso da hidroxicloroquina e da cloroquina no combate ao coronavírus
A Fiat Chrysler terá, pela primeira vez, uma mulher comandando fábrica de automóveis na América Latina
https://www.osul.com.br/video-em-que-o-prefeito-de-itabuna-na-bahia-declara-que-vai-autorizar-a-reabertura-do-comercio-morra-quem-morrer-virou-alvo-de-criticas-na-internet/ Vídeo em que o prefeito de Itabuna, na Bahia, declara que vai autorizar a reabertura do comércio “morra quem morrer” virou alvo de críticas na internet 2020-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar