Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Aprenda a sair de enrascadas com dicas de viajantes profissionais

Compartilhe esta notícia:

É preciso saber fugir de uma roubada a tempo de salvar sua viagem de férias. (Foto: Reprodução)

A casa na árvore na Suécia parecia maravilhosa: um disco voador esférico cintilando em meio à floresta de pinheiros cobertos de neve. No site elegante do hotel, as refeições eram descritas como “iguarias suecas”, e aventuras como andar em trenós puxados por cães e jantar em uma choupana congelante pareciam idílicas. Obviamente, nenhum repórter experiente confiaria apenas no site da empresa. Mas o destino já havia sido avaliado com muitas estrelas pela editoria de turismo, lazer e arquitetura do jornal britânico “The Guardian”. Além disso, a estada podia ser reservada pelo site especializado em hotéis butique “Mr & Mrs Smith”. Tudo isso me convenceu de que esse local remoto, próximo ao Círculo Polar Ártico, seria o lugar perfeito para as férias da minha família de quatro pessoas.

Eu estava completamente errada! Tínhamos reservado a mais nova casa na árvore do hotel que, segundo constava, estaria pronta até nossa visita, em dezembro. Ledo engano. Mas, como os voos já estavam pagos, decidimos ficar na pousadinha do hotel, seguindo a sugestão de um funcionário. Quando finalmente chegamos, percebi que havíamos caído em uma cilada.

A pousada não passava de um velho albergue, enfeitado com peças de lingerie dos anos 1930 e antigos sapatos empoeirados. A temática sensual e mequetrefe se estendia aos quartos: papel de parede descascando, cortinas bolorentas e abajures antiquados iluminavam o quarto apenas o bastante para confirmarmos que o lustre estava cheio de insetos mortos. Um grupo de jovens fedorentos (cigarro, suor e perfume barato?) passava o dia todo na área comum próxima aos nossos quartos, tornando ainda mais exasperante o fato de que as fechaduras estavam quebradas.

Expressei meu descontentamento com essa situação digna de filme de terror e comecei a pensar nas opções. Será que poderíamos aguentar essa barra e curtir as atividades no Ártico? No jantar, quando serviram uma porção de carne de alce borrachuda sob os olhares atentos de uma coleção apavorante de bonecas, a decisão foi imediata: quando o dia nascesse, fugiríamos daquele pesadelo nórdico.

Problemas com hotéis que não cumprem o prometido, ou destinos que não correspondem às expectativas, são comuns em qualquer viagem. O importante é aguentar o tranco e saber como e quando sair das enrascadas.

Para ajudar, apresento algumas dicas que eu e outros viajantes profissionais aprendemos:

Saiba quando ir embora

Ross Belfer, fundador da Xhibition, uma agência de relações públicas do setor de turismo e hospitalidade, detestou Dubrovnik, na Croácia: “Um buraco cheio de turistas, sem charme, com restaurantes genéricos e gente demais nas praias e em qualquer outro lugar”.

Após fugir de carro até Montenegro, Belfer encontrou um hotel com ótimo preço e praias paradisíacas.

“O tempo é precioso nas férias. Se você estiver infeliz, não fique esperando. Parta para a próxima”, aconselhou.

Marley Blandori, gerente da operadora de turismo de luxo Indagare, fez algo parecido quando uma infestação de algas atrapalhou sua viagem até a ilha mexicana de Holbox. No meio da viagem ela partiu para Tulum, a 150 quilômetros de onde estava. Era domingo, em meados de janeiro, e Blandori tinha certeza de que encontraria quartos vagos em todos os hotéis à beira-mar. Ela estava certa.

Se parecer perigoso, vá embora!

Procurando “emoção” durante uma viagem a São Petersburgo, na Rússia, a jornalista de turismo Hilary Eaton reservou quartos em um bairro que estava ficando famoso. Antes mesmo de chegar, ela viu pela internet que os prédios próximos tinham pichações nazistas e outras coisas alarmantes.

Após 20 horas de viagem, descobriram que ficariam em um albergue precário. Faltava até o mínimo: não havia água quente nem lençóis e os cobertores se pareciam com pedaços de carpete. Isso tudo sem falar nos hóspedes indesejados.

“Nosso quarto tinha um buraco do tamanho de uma laranja na parede que dava para a rua, por onde entravam todos os tipos de bichos. Aguentamos a primeira noite, mas, quando o computador dos meus amigos foi roubado do quarto, concluímos que, além de desconfortável, o lugar era perigoso demais, e partimos no meio da noite para o Grand Hotel Europe, apesar de muito mais caro.”

Ela contestou as cobranças e foi reembolsada pela empresa do cartão de crédito.

Conte com um aliado: a empresa de cartões de crédito

As empresas de cartão de crédito podem operar verdadeiros milagres na hora de salvar viajantes de enrascadas. Durante uma viagem pela França , descobrimos que a pousada que havíamos reservado não passava de um haras infestado de insetos e com problemas de higiene. Então, entrei em contato com a American Express. A empresa conta com mais de cinco mil funcionários dedicados exclusivamente a ajudar os viajantes em todo o planeta (por isso costumo fazer reservas com eles) e o funcionário com quem falei abriu uma investigação. Fomos reembolsados.

De acordo com Melanie Backs, porta-voz da American Express, a maneira mais eficaz de contestar cobranças é apresentar evidências: “Quando o usuário do cartão acha que a experiência não estava de acordo com o prometido, ele pode contestar a cobrança. Itens como recibos, trocas de mensagens com o hotel ou com comerciantes, prints do site do hotel detalhando a experiência prometida, assim como descrições por escrito e fotografias, nos ajudam a rever o caso”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A Operação Lava-Jato incluiu o nome da mulher do analista da Receita Federal na lista de procurados pela Interpol, a polícia internacional
Insinuando sua reeleição, Bolsonaro protelou a assinatura de prêmio para Chico Buarque dizendo: “Em 31 de dezembro de 2026 eu assino”
https://www.osul.com.br/aprenda-a-sair-de-enrascadas-com-dicas-de-viajantes-profissionais/ Aprenda a sair de enrascadas com dicas de viajantes profissionais 2019-10-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar