Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Cai a multa de 10% sobre o FGTS nas demissões sem justa causa

Compartilhe esta notícia:

Essa multa paga ao governo foi criada em 2001

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A multa extra de 10% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é paga pelas empresas à União em demissões sem justa causa. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A partir desta quarta-feira (01), os empregadores estão isentos de pagar a multa de 10% sobre o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ao governo ao dispensar o funcionário sem justa causa. Continua valendo o pagamento da multa de 40% para os trabalhadores.

Essa multa paga ao governo foi criada em 2001 para compensar as perdas históricas causadas pelos planos Verão e Collor. Mas, com o tempo, passou a ser usada em programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida.

Atualmente, as empresas pagam 50% de multa sobre todos os depósitos do FGTS nas demissões sem justa causa. Desse total, 40% ficam com o trabalhador. Os 10% restantes vão para a conta única do Tesouro Nacional, de onde são remetidos para um fundo operado pela Caixa Econômica Federal e gerido por representantes do governo, de trabalhadores e empregadores. Essa multa de 10% não incide quando o funcionário pede demissão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Economia brasileira tem em 2020 o terceiro ano de “agora vai”
Começa a valer o novo limite para compras em free shops de aeroportos brasileiros
https://www.osul.com.br/cai-a-multa-de-10-sobre-o-fgts-nas-demissoes-sem-justa-causa/ Cai a multa de 10% sobre o FGTS nas demissões sem justa causa 2020-01-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar