Últimas Notícias > Capa – Destaques > Adolescente confessa morte de menina encontrada perto de açude em São Gabriel

Cérebro poderá ser treinado para curar doenças com depressão e AVC

Evento vai apresentar descobertas da chamada neuroplasticidade. (Foto: Reprodução)

Cientistas brasileiros apresentam técnica de treinamento para o cérebro, onde seriam capaz de modificar as conexões neuronais em tempo recorde e assim curar doenças. O trabalho, publicado na Neuroimage, abre caminho para novos tratamentos para doenças como Parkinson, Acidente Vascular Cerebral (AVC)  e depressão.

Segundo o Neuroimage, o cérebro possui um sistema chamado neuroplasticidade, onde ele se adapta a  mudanças na forma como funciona e conecta suas diferentes áreas.

Uma das ferramentas que vem sendo utilizada para compreender melhor o estudo é o neurofeedback. Assim é chamado o treinamento do cérebro para modificar determinadas conexões, essas modificações acontecem em menos de uma hora.

Durante o estudo foram usados 36 voluntários que realizaram exames de ressonância magnética. As imagens foram representadas em computadores onde os voluntários mesmo acompanhavam as imagens em tempo real, aprendendo a controlar a própria atividade cerebral.

Foram 19 dos participantes que receberam o treinamento real, outros 17 foram instruídos com falsa informação – um efeito que não iria derivar de ação farmacológica ou de propriedades específicas. Antes e depois do treino, os pesquisadores registraram as imagens cerebrais que permitiam medir comunicação e conexões entre as áreas cerebrais. O objetivo era observar como o cérebro era afetado pelos neurofeedbacks.

Deixe seu comentário: