Home > Colunistas > Armando Burd

Dinheiro solto

O Pros recebe, todos os meses, 1 milhão e 76 mil reais do Fundo Partidário. É pouco para seus dirigentes, que nem prestam contas da destinação desse dinheiro que sai do Tesouro Nacional. Sabe-se agora que os dirigentes abriram uma banquinha para vender espaço de propaganda eleitoral em rádio e TV a outros partidos. Ganharam dinheiro gordo e ficariam impunes, não fosse a delação premiada.

No peito

Pros é o Partido Republicano da Ordem Social. Em 2009, Eurípedes Júnior, ex-vereador do interior de Goiás, aventurou-se a criar um partido. Um ano depois, obteve registro definitivo do Tribunal Superior Eleitoral. Estava aberto o caminho para negociatas. Que ordem e que social… Considerando o valor das propinas dadas a outros partidos, entende-se melhor o que significa a sigla Pros: Para Recolher O que Sobrou.

Tinha tudo para dar certo

Desde o começo do século XX, quando entrou em declínio o ciclo da carne seca nas charqueadas, a Metade Sul do Estado não conseguiu superar a depressão econômica. A esperança ressurgiu no final dos anos 1990. Proprietários de estaleiros do Centro do País foram motivados a visitar o porto de Rio Grande. A partir daí, surgiu o Polo Naval, que se estendeu a São José do Norte. A região voltou a viver fase de intenso desenvolvimento com a construção de plataformas marítimas para extração de petróleo. Foram criados 23 mil empregos e o comércio local se aqueceu como nunca. As denúncias inimagináveis de corrupção interromperam tudo.

Visita inexplicável

Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff participaram de comício em Rio Grande para forçar o presidente Michel Temer a remediar o estrago.

 Quem sabe?

Secretários municipais e estaduais da Administração deveriam conhecer e depois aplicar o conceito de consumidor satisfeito, que vem crescendo nas empresas privadas. Consiste em gerar a melhor experiência para o usuário em todas as etapas do atendimento. Estatísticas recentes comprovam: consumidores que têm poucos atritos são muito mais propensos a propagandear a marca. As empresas concluem: a prática  não beneficia apenas os clientes. Anima também os que atendem. Técnicos indicam os passos: 1) ter clara qual  a promessa que a empresa faz para quem a procura;  2) toda a equipe deve conhecer e estar engajada com a satisfação do cliente; 3) ouvir, ouvir e ouvir o consumidor.   Por que não transportar o conceito para o serviço público ?

 Maus resultados

O Índice de Percepção da Corrupção, pesquisado pela Transparência Internacional, mostra que o Brasil está em 79º lugar entre 176 países.  Outro levantamento, realizado pela Fundação Getulio Vargas, aponta que 80 por cento dos brasileiros acreditam ser fácil desobedecer à lei. Outro item revela que 81 por cento concordam com a afirmação de que sempre que possível escolhem “dar um jeitinho”. Tem mais: 56 por cento acham que existem poucas razões para seguir a lei.

 Concordância

Nenhuma liderança sindical se manifestou contra os atos de vandalismo durante a greve desexta-feira. Subentende-se que avalizaram a violência

Assim fica fácil

Para a maioria dos candidatos movidos a promessas, o céu é o limite. Para chegar lá, o imposto que sai do bolso da população vira combustível.

 

Desafio aumentou

O presidente Michel Temer terá as próximas três semanas para garantir 320 votos no primeiro turno da reforma da Previdência. (Foto: Reprodução)

Com os protestos de ontem, o governo federal vai se empenhar mais para aprovar as reformas trabalhista e da Previdência. Governadores serão mobilizados para convencer parlamentares de seus Estados. Haverá punição para dissidentes com a perda de espaços. As portas do Planalto estarão mais abertas do que nunca para conversas. Até as paredes sabem sobre o desgaste que derrotas do governo provocarão.

Máquina de calcular

O presidente Michel Temer terá as próximas três semanas para garantir 320 votos no primeiro turno da reforma da Previdência. Serão necessários 308 na Câmara dos Deputados, mas assessores acrescentam 12 na conta como margem de segurança. Para chegar a esse número, terá de suar muito.

Para destoar

O vandalismo, como sempre, depreciou as manifestações de ontem. Violência é recurso dos totalitários.

Falta liderança

A greve no País seria outra se existisse um político com o perfil e a cultura de Carlos Lacerda. Na década 1950, participou do movimento que levou Getúlio Vargas ao suicídio. O presidente Juscelino Kubitschek admirava Lacerda, ao mesmo tempo em que o temia. Certa vez, disse que “se permitissem abrir as câmeras de televisão ao excepcional tribuno, ele derrubaria governos sucessivamente.”

Há 30 anos

A 29 de abril de 1987, Luiz Carlos Bresser Pereira assumiu o Ministério da Fazenda, substituindo Dilson Funaro. O remédio proposto pelo novo titular era amargo: reduzir o consumo e elevar os preços. Ficou no cargo até 21 de dezembro do mesmo ano, sendo sucedido por Maílson da Nóbrega.

Bresser Pereira está hoje na oposição, tendo liderado o lançamento, há um mês, de manifesto denominado Projeto Brasil Nação, com críticas à diretrizes do governo federal.

Em dúvida

O Brasil se transformou num país de desconfiados, consequência da profusão de escândalos de corrupção e a transformação de Brasília numa Babel política e institucional. A partir dessa constatação, analistas começam a se dividir sobre qual será o comportamento dos eleitores em 2018.

Omissão será imperdoável

Sobre as eleições do próximo ano, alguns acreditam que o número de votos brancos e nulos aumentará com as revelações da mistura entre dinheiro público e privado. Outros acham que haverá resposta com participação intensa nas urnas para demonstrar que a nau não está à deriva. É mais provável que a última hipótese se consagre. Como dizem muitos, o setor público é muito importante na vida de todos para ficar apenas nas mãos de poucos, entre os quais corruptos e irresponsáveis.

Desolação

Quantos países podem se equiparar ao Brasil, que não tem disputas territoriais, movimentos emancipatórios, guerras civis, enfrentamentos religiosos, raciais ou étnicos? Mesmo assim, o número anual de vítimas de homicídios supera a grande maioria de conflitos armados no mundo.

Anti-política

Grão-duques do Palácio Piratini resistem em abrir as portas a partidos aliados, que querem coparticipar das decisões.

Sinal fechado

Este será o segundo ano em que a Petrobras e o Banco do Brasil não patrocinarão as festividades do Dia do Trabalho, organizadas pela CUT e pela Força Sindical.

Dia de perdas

Empregados horistas e diaristas cobram: quem pagará o que deixaram de ganhar ontem?

O ator se deu mal

Donald Trump declara: “Pensei que seria mais fácil.” Tem razão. Mais fácil foi enganar os norte-americanos incautos.

Condição necessária

O tema musical para conversas sobre política, a partir de maio, será Nervos de Aço, composição de Lupicínio Rodrigues.

Efeito reduzido

O governador José Ivo Sartori anunciou na manhã dessa quinta-feira, no Palácio Piratini, os nomes dos novos secretários estaduais. (Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini)

Um personagem do romance Il Gattopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, dizia: “Tudo deve mudar para que tudo fique como está”. Foi o que aconteceu ontem com a reforma do secretariado estadual.
Fábio Branco e Márcio Biolchi apenas trocaram de endereço. Ronald Krummenauer terá pouco tempo para afirmar liderança junto ao magistério; Fabiano Pereira esquecerá logo a oposição que fez por anos ao PMDB; Artur Lemos era o substituto de Minas e Energia desde o começo do governo, conhecendo o setor. Maria Helena Sartori, braço direito do governador, amplia as áreas de atuação.

TÁTICAS INFALÍVEIS
Com a aproximação de 2018, marqueteiros examinam casos de eleições em que o vencedor fugiu às regras tradicionais. Germano Rigotto em 2002, por exemplo: 1) foi o último a se lançar; 2) não usou avião nas primeiras semanas da campanha; 3) na arrancada tinha só um comitê em Porto Alegre e nenhum no Interior do Estado; 4) usou a própria caminhonete; 5) foi avesso ao estrelismo, correu por fora, não agrediu, teve rejeição mínima, dormiu não mais do que quatro horas por noite; 6) as pesquisas apontavam a polarização entre Tarso Genro e Antônio Britto.

TIRO NA ÁGUA
Na tentativa de coibir a influência política em nomeações dos membros dos tribunais de Contas da União e dos Estados, a 28 de abril de 2007 foi protocolada proposta de emenda constitucional, prevendo concurso público para a ocupação das vagas de ministros e conselheiros. Um dos argumentos usados na mudança do sistema de nomeação é que o privilégio das indicações políticas abria brechas para que a neutralidade da fiscalização das contas públicas ficasse em dúvida.
Como era de se esperar, a proposta encalhou na primeira gaveta.

PESO NO BOLSO
O Brasil é o País que tem a maior carga tributária na América Latina, conforme o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Outro dado: ocupamos o 15º lugar no ranking dos serviços públicos de qualidade oferecidos como contrapartida aos cidadãos. Bem ao contrário de Suécia, Alemanha, Inglaterra, Coreia do Sul e Noruega.

DINHEIRO SUADO
Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário mostra que produtos, como perfumes nacionais, são onerados em 69% com impostos; jogos de videogame, 72%; aparelhos de TV, 70%; gasolina, 60% e luz elétrica, 70%.

CONFUSÕES
O aplicativo AirBnB, que aluga apartamentos para turistas, começa a criar atritos. Moradores de edifícios sentem-se incomodados com inquilinos temporários que nunca viram. Alegam, entre outros motivos, a falta de segurança. A Justiça brasileira tem decisões, afirmando que o condomínio pode, se isso é o que consta da convenção, exigir que os condôminos só usem suas unidades para fins residenciais.

TROCARÁ O NOME
A Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional), incluída na lista de extinções, sobreviverá ao se transformar em Agência.

BATE-BOCA FURIOSO
Cada votação polêmica no plenário da Câmara dos Deputados ressuscita antiga expressão: é uma grande esculhambação.

CONTA INFINITA
As contas do governo federal têm o maior déficit para o primeiro trimestre em 21 anos. Mesmo assim, ainda há os que preconizam mais gastos. Para rolar a dívida, o Ministério da Fazenda pagou de juros 130 bilhões de reais desde 1º de janeiro deste ano.

FICOU NA PROMESSA
A 28 de abril de 2016, o presidente Michel Temer disse que se empenharia para acabar com a reeleição. Passado um ano, nada.

É DO JOGO
Há proliferação incontida de PPs. Leia-se partidos pragmáticos.

  • Armando Burd

    últimas notícias

    • Privilégio começa a ser derrubado 27/04/2017 Reforma trabalhista: O resultado será combustível para as manifestações de rua amanhã.Nenhum senador quis correr o risco da execração e atendeu ao clamor público, aprovando ontem, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição que acaba com a prerrogativa de foro para autoridades nos casos de prática de crimes comuns como roubo e corrupção. Foram 75 votos a favor e nenhum contrário. Haverá ainda segundo ...
    • Governo derrotado 26/04/2017 (Foto: Leandro Osório/ Especial Palácio Piratini)Na votação de um item do projeto de recuperação dos estados quebrados, ontem à noite, o governo precisava do apoio de 257 deputados federais. Não passou de 241. Com a derrota, fica excluída do texto a contrapartida que previa aumento da contribuição da Previdência Social dos servidores estaduais de 11 para 14 por cento. O ...
    • Questão de escolha 25/04/2017 Sartori (D) e Michel Temer (E) (Foto: Banco de Dados)José Ivo Sartori estará em Brasília hoje para participar de encontro entre governadores e o presidente da República, Michel Temer. Se não faltar coragem, a pauta começará pela cobrança do que a União deve aos Estados como ressarcimento das isenções de impostos nas exportações. A Lei Kandir, de 1996, previu compensações das perdas, mas não ...
    • A França dos extremistas 23/04/2017 Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, igualdade, fraternidade, em francês) foi o lema da Revolução Francesa. (Foto: Reprodução)Em 2002, a Frente Nacional, partido de extrema direita, participou do 2º turno da eleição à presidência da França. Abertas as urnas, Jean Marie Le Pen não passou dos 17,7% dos votos. Uma de suas bandeiras, a restrição à entrada de imigrantes, não teve eco. Quinze anos após, sua filha Marine Le Pen chega à fase ...
    • Resta vestir a roupa anti-incêndio 22/04/2017 Faltam 10 dias para o depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro. (Fotos: Reprodução)Contagem regressiva: faltam 10 dias para o depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro. Até lá, muita lenha seca continuará sendo jogada na fogueira. A transformação da Braskem em líder da indústria petroquímica do País, envolvendo negociações entre o grupo Odebrecht e o governo Lula, revelada ontem, faz elevar as chamas. É o que consta ...
    • Entre tímidos e ousados 21/04/2017 temerAssessores do Palácio do Planalto se dividem em dois grupos. O primeiro concorda com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que pede paciência, acreditando na aprovação da reforma da Previdência Social em três semanas. O segundo grupo tenta convencer o presidente Michel Temer a recuar. Alegam que, faltando um ano e sete meses para terminar ...
    • Não vai sobrar pedra sobre pedra 21/04/2017 O ex-ministro Antonio Palocci. (Foto: Reprodução)A delação do fim do mundo era aguardada há meses. Entre temores dos possíveis envolvidos e expectativa da opinião pública, as revelações foram liberadas na semana passada, após longa negociação com empresários. Parecia um capítulo encerrado. Ontem, surgiu o que passará a se chamar delação além do fim do mundo. Indo no sentido contrário de José ...
    • Briga vem de longe 19/04/2017 O deputado Marcel van Hattem muitas vezes não consegue falar da tribuna. (Foto: Reprodução)Nas discussões sobre o projeto de recuperação dos Estados quebrados, muitos deputados federais cobraram o ressarcimento da Lei Kandir. Aprovada em setembro de 1996, representou enorme avanço na racionalidade fiscal. Ao eliminar a carga do ICMS sobre exportações, reduziu o custo Brasil e dinamizou investimentos. Em três trimestres após a vigência da lei, o volume ...
    • Votação tira o Estado da UTI 19/04/2017 O plenário da Câmara, durante a sessão desta terça (18). (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)O governo do Rio Grande do Sul, desde ontem à noite, respira auxiliado por tubo de oxigênio que terá duração de três anos. É o prazo durante o qual o Estado deixará de pagar a prestação mensal de 290 milhões por conta da dívida com a União. Resultado da votação do projeto de recuperação fiscal ...
    • Abriu a porta para saída 18/04/2017 PORTA1O constrangimento ficou muito grande depois que oito ministros tornaram-se alvos de inquéritos autorizados pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. Ontem, o presidente Michel Temer transferiu o problema que era só seu. Disse que “é muito provável que alguns ministros fiquem desconfortáveis e peçam para sair do cargo”. Não poderia ser mais direto. ...
    • No olho do furacão 17/04/2017 Palácio da AlvoradaO presidente Michel Temer recebeu ontem, no Palácio da Alvorada, os líderes dos partidos da bancada governista no Congresso Nacional. O principal tema foi a reforma da Previdência. Chegaram ao consenso de que a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados não pode parar, evitando demonstrar intimidação diante das recentes denúncias. Sobre os desdobramentos ...
    • O futuro depende da Câmara 16/04/2017 Plenário da Câmara dos DeputadosO governador José Sartori começará a semana com a dúvida sobre o rumo que tomarão os deputados federais. A primeira hipótese é de que aprovem logo o projeto que suspenderá o pagamento da dívida do Estado com a União por três anos. O gesto mostraria que a Câmara consegue superar os problemas provocados pelas delações. ...
  • Flávio Pereira

    últimas notícias

    • Governo federal deflagra mobilização pela aprovação das reformas 25/04/2017 O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. (Foto: Reprodução)O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirma que o governo federal entra em campo para decidir o jogo das importantes reformas que transitam no Congresso Nacional. Ontem, o presidente Michel Temer, ao lado de Padilha, convocou os ministros e líderes do governo para fazerem uma mobilização com a base aliada em prol da aprovação ...
    • Esquerda sondou Exército sobre intervenção antes do impeachment 23/04/2017 Comandante do Exército brasileiro, o general gaúcho Eduardo Dias da Costa Villas Boas. (Foto: Reprodução)Em revelação importante para a história do País, o comandante do Exército brasileiro, o general gaúcho – de Cruz Alta – Eduardo Dias da Costa Villas Boas relata que chegou a ser especulada a decretação do estado de defesa no País, no período pré-impeachment de Dilma Rousseff: “Esse episódio realmente aconteceu. Mas eu acredito que ...
    • Com aval do presidente Temer, Padilha busca saídas para crise no Polo Naval 21/04/2017 O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. (Foto: Reprodução)Com o aval do presidente da República Michel Temer, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirma que vai coordenar a criação de um grupo de trabalho interministerial para discutir a crise da indústria naval, com foco no problema que hoje ocorre em Rio Grande. Padilha anunciou a decisão, depois de receber em seu gabinete, ...
    • Com Fabiano Pereira, Sartori fortalece presença do PSB no governo 19/04/2017 O ex-deputado estadual Fabiano Pereira foi indicado para a Secretaria de Obras. (Foto: Reprodução)O governador José Ivo Sartori decidiu valorizar os partidos que permanecem na base do governo. Um deles, o PSB, que vinha reclamando de esquecimento nos últimos meses, retoma uma presença forte, a partir da indicação do ex-deputado Fabiano Pereira para a Secretaria de Obras. A pasta já pertenceu ao PDT, até o deputado Gerson Burmann ...
    • Governo do Estado estuda o que fazer com CCs do PDT 19/04/2017 zzz pdt 2O núcleo central do governo do Estado ainda está às voltas com a surpreendente decisão do PDT de, ao mesmo tempo em que a anunciou a saída do governo, até agora não devolveu nenhum dos quase 300 cargos de confiança que ocupa na administração pública. O acervo de cargos do partido inclui desde o primeiro escalão ...
    • Caso Badesul no governo Tarso: roubalheira ou distração? 18/04/2017 Foto: Banco de DadosSão estarrecedores os detalhes contidos no documento elaborado pela Comissão de Sindicância, que averiguou irregularidades na liberação de recursos pelo Badesul, sob a presidência da Procuradoria-Geral do Estado. A Comissão foi instaurada no final do mês de setembro de 2016. Não se trata de um, mas de vários casos onde houve muita distração na liberação ...
    • Projeto da dívida com a União pode ser votado amanhã em Brasília 17/04/2017 (Foto: Reprodução)O governo gaúcho começa mais uma semana de olho no plenário da Câmara dos Deputados. A última informação indica que a Câmara fará nova tentativa de votar o projeto de lei complementar sobre a recuperação de estados em calamidade fiscal (PLP 343/17), em sessão extraordinária marcada para terça-feira, dia 18. Semana decisiva para votação das reformas O ...
    • Lava-Jato acaba com dinastias políticas do “rouba, mas faz” 14/04/2017 Lava-Jato (Foto: AG)Ao tornar pública a autorização para que sejam investigados integrantes de praticamente todos os grandes partidos do Brasil, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, elaborou esta semana uma lista inédita, onde figuram, entre os 108 alvos dos pedidos de abertura de inquérito da Procuradoria-Geral da República, ministros, governadores e caciques de vários partidos. ...
    • Turra diz que PP gaúcho é contra o voto em lista 13/04/2017 O deputado estadual Sérgio Turra (Foto: Reprodução)O alerta foi feito ontem pelo deputado estadual Sérgio Turra, do PP, ao analisar o atual momento político, onde há desconfiança e descrença nas instituições partidárias: “É preciso valorizar os partidos, sem exceção, buscando retomar a confiança da população porque só se melhora a política fazendo política”. Como líder da bancada do PP, disse que “não ...
    • Luciano Pinto: “Voto em lista fechada serve para proteger os envolvidos na Lava-Jato” 12/04/2017 Luciano Pinto (Foto: Banco de Dados)“O voto em lista fechada é um artifício antidemocrático, e a sua aprovação vai impedir o processo de renovação da política que a sociedade vem exigindo”, afirma o presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), Luciano Pinto. O dirigente municipalista conversou ontem com este colunista, avaliando o cenário político, a partir da nova ...
    • Doria em Porto Alegre: “Ainda vou levar chocolates ao Lula em Curitiba” 11/04/2017 Doria (Foto: Reprodução)“Lula, você não é salvador de nada”, afirmou ontem, em Porto Alegre, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ao participar da mais aguardada palestra na abertura da programação do 30 Fórum da Liberdade, que se realiza no salão de eventos da PUC. Sob intensos aplausos, Doria afirmou, referindo-se ao ex-presidente Lula: “você quase destruiu ...
    • PDT decide hoje se deixa o governo e entrega 214 CCs 10/04/2017 (Foto: Reprodução)O PDT reúne hoje seu diretório estadual para decidir se desembarca do governo Sartori, onde até poucos dias detinha as secretarias de Obras e da Educação. Atualmente, o partido ocupa apenas a Educação e um número de cargos de confiança que, segundo fontes, estaria em torno de 214, distribuídos entre a Capital e o interior. ...
  • Efemérides

    últimas notícias

    • Fatos históricos do dia 27 de abril 26/04/2017 efemeridesEventos históricos 395 — Imperador Arcádio casa com Élia Eudóxia, filha do general franco Bautão, que se torna uma das mais poderosas imperatrizes romanas. 711 — Conquista islâmica da Hispânia: soldados mouros, comandados por Tárique, desembarcam em Gibraltar para dar início à invasão da península Ibérica (Al-Andalus). 1296 — Primeira Guerra de Independência da Escócia: o exército escocês ...
    • Fatos históricos do dia 26 de abril 26/04/2017 Eventos históricos 1500: Primeira missa no Brasil. 1336 — Francesco Petrarca sobe até ao cimo do Monte Ventor. 1500 — Realizada a primeira missa no Brasil, pelo Frei Henrique de Coimbra, O.F.M. 1917 — Assinado o Acordo de Saint-Jean-de-Maurienne, sobre a futura partilha do Império Otomano entre alguns dos Aliados da Primeira Guerra Mundial. 1933 — Fundação da Gestapo, a ...
    • Fatos históricos do dia 25 de abril 24/04/2017 efeEventos 404 a.C. — Atenas se rende a Esparta pondo fim à Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.). 1507 — Martin Waldseemüller publica o Mapa-Mundi nomeando as terras do hemisfério Oeste de América, em homenagem ao explorador Américo Vespúcio. 1719 — É publicado o romance Robinson Crusoé de Daniel Defoe. 1792 — “La Marseillaise” (Hino Nacional da França) é composta ...
    • Fatos históricos do dia 24 de abril 23/04/2017 efeméridesEventos 1184 a.C. — Data tradicional da queda de Troia. 1763 — Os espanhóis invadem a Vila de Rio Grande – Atual cidade de Rio Grande (RS). 1914 — Apresentado à Sociedade de Física Alemã o experimento de Franck-Hertz, um pilar da mecânica quântica. 1915 — Início do Genocídio Armênio com a detenção de 250 intelectuais e líderes comunitários ...
    • Fatos históricos do dia 23 de abril 22/04/2017 efeméridesEventos 1815 — Segunda Revolta Sérvia: a segunda fase da revolução nacional dos sérvios contra o Império Otomano, tem início logo após a anexação do país ao Império Otomano. 1920 — A Grande Assembleia Nacional da Turquia é fundada em Ancara, Turquia. Ela condena o governo do sultão Mehmed VI e anuncia a elaboração de uma constituição ...
    • Fatos históricos do dia 22 de abril 21/04/2017 efeméridesEventos 1500 — O navegador português Pedro Álvares Cabral torna-se oficialmente o primeiro europeu a desembarcar na costa do atual Brasil. 1519 — O conquistador espanhol Hernán Cortés estabelece um assentamento em Veracruz, atual México. 1906 — Tem início em Atenas, na Grécia, os Jogos Olímpicos de Verão, atualmente não reconhecidos como parte dos Jogos Olímpicos oficiais. 1915 — O uso de gás venenoso na Primeira Guerra Mundial se intensifica quando o gás clorídrico é lançado como ...
    • Fatos históricos do dia 21 de abril. 20/04/2017 efeEventos 753 a.C. – Data tradicional da fundação de Roma (Itália) por Rômulo. 1506 – O Massacre de Lisboa, que durou três dias, termina com a morte de 2 mil pessoas, lançadas em fogueiras, acusadas por “suspeita de praticar o judaísmo”. 1791 – A primeira das 40 pedras delimitadoras do novo Distrito de Columbia é colocado no Jones ...
    • Fatos históricos do dia 20 de abril 19/04/2017 efeméridesEventos 1657 — A liberdade de religião é concedida aos judeus de Nova Amsterdã (mais tarde Nova York). 1910 — Fundação da Congregação Cristã no Brasil. 1946 — A Sociedade das Nações é oficialmente dissolvida, transferindo a maior parte de seu poder para a Organização das Nações Unidas. 1963 — Início dos IV Jogos Pan-Americanos em São Paulo. 1972 — ...
    • Fatos históricos do dia 19 de abril 18/04/2017 efeméridesEventos 1770 — O capitão James Cook avista a Austrália pela primeira vez. 1782 — John Adams assegura o reconhecimento pela República Unida dos Países Baixos dos Estados Unidos como um governo independente. A casa que tinha comprado em Haia, torna-se a primeira embaixada americana. 1839 — O Tratado de Londres estabelece a Bélgica como um reino e ...
    • Fatos históricos do dia 18 de abril 18/04/2017 efeEventos 1791 — Revolução Francesa: tentativa de fuga do rei Luis XVI, de Paris. 1857 — Lançamento de “O Livro dos Espíritos” por Allan Kardec, marcando o nascimento do Espiritismo na França. 1909 — Joana d’Arc é beatificada em Roma. 1912 — O RMS Carpathia leva 705 sobreviventes do RMS Titanic para Nova York (EUA). 1924 — Simon & Schuster ...
    • Fatos históricos do dia 17 de abril 17/04/2017 (Foto: Banco de dados)Eventos 1492 — Espanha e Cristóvão Colombo assinam as Capitulações de Santa Fé para sua viagem à Ásia para adquirir especiarias. 1521 — Começa o julgamento de Martinho Lutero sobre seus ensinamentos durante a Dieta de Worms. Inicialmente intimidado, ele pede tempo para refletir antes de responder e é lhe concedido um dia. 1524 — Giovanni da Verrazano ...
    • Fatos históricos do dia 16 de abril 16/04/2017 (Foto: Banco de Dados)Eventos 1521 — Reforma Protestante: a primeira apresentação de Martinho Lutero perante a Dieta de Worms para ser examinado pelo sacro imperador romano Carlos V e outras autoridades do império. 1912 — Harriet Quimby se torna a primeira mulher a pilotar um avião através do canal da Mancha. 1917 — Vladimir Lenin retorna a Petrogrado, Rússia, depois de ...
  • Carlos Alberto Chiarelli

    últimas notícias

    • Não precisa um aguaceiro! 25/03/2017 (Foto: Banco de Dados)No Brasil, na passagem de uma economia modesta no comércio internacional para uma abertura alargada, e não muito protegida (nas relações mercantis externas), digladiaram-se (e continuam a digladiar-se) duas posições antagônicas. De um lado, setores organizados empresariais e seus porta-vozes políticos e acadêmicos, defendendo o livre mercado, o “estado mínimo necessário”, preconizando reformas imediatas nas ...
    • TRISTE NOTORIEDADE COMPRADA 17/03/2017 (Foto: Reprodução)Se a aceitação, ou a mera compreensão participativa que explica a quebra da privacidade, é surpreendente, a colaboração explícita, para que ela ocorra, é preocupante. Constata-se uma aspiração de expor-se. É fenômeno que se alastrou pela força midiática somada à globalização. Fazer-se um programa que se estende por três, quatro meses apenas mostrando a convivência de um ...
    • Um dia a menos. Um dia a mais 11/03/2017 (Foto: Banco de Dados)Depois de um dia em que nos sentimos por dentro e por fora, anímica e fisicamente, amassados, a tristeza cansa mais do que qualquer grande esforço. Pior é constatar – sem régua métrica para aferir o desgaste de afetividade – o espaço vazio, doendo baixinho (desamor, ou risco de ser por ele vitimado tem, sim, um ...
    • O homem agredindo o cidadão 05/03/2017 (Foto: Banco de Dados)1. A quebra da privacidade, usualmente, é praticada pelo arbítrio do Estado (ditaduras) ou pelo uso que ele faz, indevida e camufladamente, da sua aparelhagem (em certas circunstâncias irregulares, mesmo nas Democracias) contra o cidadão (obviamente não se relaciona nesta exemplificação crítica o emprego legal, e autorizado judicialmente, do instrumental policial em razão de segurança ...
    • O rabo do gato 25/02/2017 Congresso Nacional (Foto: Banco de Dados)1. Era um grupo grande, de gente pequena. Estávamos na última década do século. E do milênio: a dos noventa, no calendário gregoriano. Vivia-se um tempo agitado. Os jornais e a própria mídia eletrônica – um tanto encabulada – descobriram que a imprensa não existia só para publicar notas oficiais: A maior parte do noticiário, ...
    • Pessimismo? 19/02/2017 (Foto: Reprodução)1.Os homens e mulheres “livres” vivem em casa com a proteção de cercas elétricas e tem medo da convivência pública das ruas. Parece que se chegou a um paradoxo: desfrutar da liberdade é mais que uma ousadia. É um perigo. 2. A manchete de hoje, seguramente, é menos alarmante do que a de amanhã. Se hoje ...
    • Mal agradecido 11/02/2017 Supremo Tribunal Federal (Foto: Divulgação)1. O nosso STF (Supremo Tribunal Federal), diferente de modelos, como o italiano e o francês – e, de certa maneira, do norte-americano – também é guardião e intérprete da Constituição. No entanto, em situações especiais, acolhe, para dirimir, como se fosse quarta instância, conflitos ordinários, isto é, não decorrentes de exegese suscitada por divergência ...
    • Na porta de casa 24/01/2017 (Foto: Reprodução)Há uma hostilidade. Não, não é exatamente isso. Há um desencanto. Não, também não é isso. Há um desapreço – talvez seja bem isso – de grande parte da sociedade mais informada com relação aos partidos políticos. Somem-se os que depreciam aos que se empenham em não aceitar a existência dos partidos políticos, qual a necessidade ...
    • A mudança 14/01/2017 (Foto: Banco de Dados)Há uma pergunta que, apesar do ano ter mudado, não mudou. A gente faz e se faz perguntas. E a toda a hora fazem para a gente: como é que vai ficar este país? E objetivamente: quem é o homem (ou mulher) para botar em ordem o Brasil, depois da catástrofe “lulista”, dos “malfeitos” dilmistas ...
    • ENCONTROS COM O CAMARADA FIDEL II 09/12/2016 (Foto: Reprodução)Convidado, formalmente, via México, viajei a Havana num Ilyushin (avião Russo mal tratado) operado pelas Linhas Aéreas Cubanas. Colocaram-me na primeira fila, separado dos demais passageiros por uma cortina escura. Recebido pelo Ministro da Educação, fui conduzido a um palacete que fora residência de um mega produtor açucareiro, desapropriada sem pagamento de indenização, por “la Revolucion”. Nesse ...
    • ENCONTROS COM O CAMARADA FIDEL 02/12/2016 Fidel Castro morreu aos 90 anos em Cuba (Foto: AP)Era um almoço oficial no Itamarati. Dia de posse do novo Presidente: o primeiro eleito pelo voto direto nos últimos trinta anos. À mesa, vários chefes de Estado (o Bush, pai, que na época vice, representando os Estados Unidos). A figura mais carismática deixara para confirmar sua presença na noite da véspera, enviando as informações ...
    • VALOR DO VOTO 26/11/2016 (Foto: Reprodução)Não havendo outro melhor, adotou-se, como fundamento operacional da democracia, o principio de prevalência da maioria. Para identifica-la, criou-se o voto, instrumento de manifestação de vontade e aferição de escolhas, que se passou a entender como capaz de traduzir, na vontade coletiva, qual a versão dominante, se mais de uma houver. Ultimamente, tem ocorrido episódios que ...
  • Leandro Mazzini

    últimas notícias

    • Bola na trave 27/04/2017 Para a aprovação da  reforma trabalhista no plenário da Câmara Federal,  são necessários 308 votos, em dois turnos. (Foto: Reprodução)A despeito do resultado da reforma trabalhista em análise no plenário da Câmara Federal, o presidente Michel Temer aposta todas as fichas na aprovação da PEC da Reforma da Previdência e calcula que o governo terá 330 votos favoráveis. É quase bola na trave. O número mínimo para aprovação em dois turnos é 308 votos e ...
    • Socialista$ de Temer 26/04/2017 Michel-Temer-O racha inusitado do PSB que colocou a executiva do partido contra as reformas da Previdência e Trabalhista deixou em situação delicada o ministro de Minas e Energia, o deputado Fernando Bezerra filho (PSB-PE). Cobrado pelo presidente Michel Temer na reunião com ministros na segunda, Bezerra filho acusou o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) de inflamar ...
    • Pé na porta 25/04/2017 Ministro Edson Fachin. (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)A Polícia Federal já tem dados suficientes para começar as operações de diligências e contra os citados na lista da Propinobrecht no Supremo Tribunal Federal. A PF levantou todos, todos os endereços completos das residências e escritórios dos políticos citados. No Brasil e exterior. Falta a canetada do ministro-relator Edson Fachin, que pode autorizar a ...
    • Responsabilidade ética 24/04/2017 “Humildemente repito que não temo ser investigado. Tenho certeza de que jamais serei condenado por qualquer conduta”, disse Calheiros. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)A Comissão de Ética da Presidência da República se reúne na quinta-feira para decidir sobre a abertura de processos contra oito ministros do governo de Michel Temer acusados de envolvimento no Propinobrecht. Os pedidos de investigação foram protocolados no colegiado pelos deputados petistas baianos Afonso Florence e Robinson Almeida. Não adiantou Temer ter queimado a ...
    • Família!, família 23/04/2017 O chefe da Casa Civil do Palácio, Eliseu Padilha, autorizou a contratação de oito nomes da Juventude do PMDB para a recém-criada Agência Governamental do Legado Olímpico. (Foto: Reprodução)O chefe da Casa Civil do Palácio, Eliseu Padilha, a despeito da situação muito delicada como citado na Operação Lava-Jato, continua dando as cartas e ajudando os amigos. O Diário Oficial da última quarta-feira traz sob sua canetada a contratação de oito nomes da Juventude do PMDB para a recém-criada AGLO – Agência Governamental do ...
    • Palocci, o londrino 22/04/2017 Palocci está disposto a contar tudo o que sabe para o juiz Sérgio Moro. (Foto: Reprodução)Antonio Palocci, disposto a contar tudo o que sabe para o juiz Sérgio Moro, deve abrir o jogo sobre o período sabático que tirou após deixar a Casa Civil de Dilma Rousseff. Segundo petistas, Palocci, morou por um ano em Londres, numa ponte-aérea com São Paulo. É um mistério até hoje até para grãos petistas. ...
    • Desespero venezuelano 21/04/2017 Ministro Osmar Serraglio (Justiça). (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)A crise econômica-política-social na Venezuela se agravou a ponto de milhares de venezuelanos atravessarem de carro, ônibus e a pé a fronteira para o Brasil. Eles aportam em Boa Vista (RR), como primeira parada, e de lá rumam para Manaus. Os que ainda têm dinheiro hospedam-se com as famílias em hotéis até comprar imóvel – ...
    • Ministério da Extorsão 20/04/2017 Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. (Foto: Reprodução)As informações dos delatores da Odebrecht e as vindouras vão revelar que, a exemplo da construtora, que tinha seu setor de propinas, os governos Lula da Silva e Dilma Rousseff fizeram do Ministério da Fazenda seu Departamento de Extorsão oficial – e não só contra a empreiteira. Relatos nas mãos dos procuradores e da PF ...
    • 200 votos em jogo 19/04/2017 Segundo o Palácio do Planalto, o presidente não está gravando as audiências porque o tema ainda está em análise no GSI (Foto: Agência Brasil)O que está em jogo no recuo do presidente Michel Temer em afastar ministros denunciados ao STF pelo Propinobrecht: 200 votos. Este é o número de deputados dos seis partidos dos oito ministros com representatividade na Câmara Federal – inclusive de boa parte do PMDB, com 64 deputados, dos quais 30 podem se rebelar. O ...
    • Fundos de corrupção 18/04/2017 (Foto: Reprodução)O Tribunal de Contas da União prossegue discretamente, para municiar a Polícia Federal, a devassa nos rombos e desvios dos fundos de pensão de estatais. Depois da Postalis, vinculado aos Correios, a Corte de Contas deverá determinar nas próximas semanas, por meio de medida cautelar, a indisponibilidade de bens de ex-gestores da Funcef (Caixa), Petros ...
    • Patota unida 17/04/2017 Edison Lobão  (Foto: Arquivo/Sergio Dutti/AE)Após a abertura de inquéritos contra dezenas de políticos envolvidos no escândalo do Propinobrecht, a proposta que acaba com o foro privilegiado volta à discussão na quarta-feira na CCJ do Senado. Detalhe: o presidente e o vice do colegiado – Edison Lobão (PMDB-MA) e Antônio Anastasia (PSDB-MG) – estão entre os investigados da segunda lista ...
    • $ubmarino do PT 16/04/2017 (Foto: Reprodução)A executiva do PT ganhou R$ 67 milhões no contrato da Odebrecht com a Marinha para construir a base do submarino de propulsão nuclear no Rio de Janeiro. Foi Benedicto Barbosa quem descreveu detalhes, sobre a parceria firmada com a francesa DCNS e abençoada pelo Governo Lula da Silva. Mas a propina do contrato é ...
  • Sociedade – Gasparotto

    últimas notícias

    • Agenda 27/02/2017 Bia Diamante estreia novo trabalho no dia 11 de março. (Foto: Reprodução)Gasparotto Bia Diamante , carioca que vive em Porto Alegre há 18 anos, descobriu seu entusiasmo com a dança ao assistir um espetáculo, chamado Cravos, da coreógrafa alemã Pina Bausch. Agora, vai estrear o novo trabalho, “Composições Existenciais”, dia 11 de março, inaugurando seu estúdio, a Sala Cênica. Em cena, Mara Nunes , 53 anos, ...
    • Foliões em dois tempos 26/02/2017 As jovens Luana Gomes e Helena Cunha acompanharam a passeata do Bloco Maria do Bairro. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto     “Paz, carnaval, futebol, não mata, não engorda e não faz mal.” Ivete Sangalo, homenageada na Sapucaí pela Escola Grande Rio.   Os desfiles de carnaval foram adiados para 23,24 e 25 de março no Porto Seco, e depois da apuração, será realizada a premiação numa ocasião festiva no Auditório Araujo Vianna, na semana de comemoração dos 245 ...
    • Caleidoscópio de La Musique 26/02/2017 Annelise Nunes e Natália Sell, com maquiagem especial, aproveitaram a festa na ilha. (Foto: Tiago Mynt/divulgação)Gasparotto   O Cirque Party foi a motivação dos festejos de Momo neste domingo no Café de La Musique em Florianópolis. Muito ao gosto dos carnavais da França, a alegria estimulada pelos motivos circenses teve as escolhas da DJ Marina Diniz, entre outros especialmente selecionados. A programação segue na noite desta segunda-feira com o baile de carnaval ...
    • Agenda 26/02/2017 O cantor Luan Santana conferiu a folia em Salvador. (Foto: Caio Duran e Charles Naseh/divulgação)Gasparotto Uma das mais tradicionais festas de carnaval acontece na Bahia. Na quinta-feira (23), muitas celebridades passaram pelo Camarote Salvador, entre elas o cantor Luan Santana, o casal Mirella Santos e Ceará, a atriz Cleo Pires e muitos outros.   Na primeira noite de carnaval, na sexta-feira (24), a cidade já estava às moscas e a maioria ...
    • À procura de Clarice 25/02/2017 Laura Fett e Fernanda Carvalho Leite com Luiz Coronel: encontro cultural com o Recital Clarice Lispector na SABA. (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)Gasparotto   “Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.” Clarice Lispector   Luiz Coronel e Fernanda Carvalho Leite, acompanhados pelo músico Victor Culanys, proporcionaram um encontro especial com o Recital Clarice Lispector, encerrando a 2ª edição do Evento Literário coordenado por Laura Becker Fett, na sede da SABA. Laura e o marido, Eduardo Fett, estão ...
    • Primeiros acordes de Momo 25/02/2017 Estilo heroico: com a temática super-herói, o público pode se vestir à vontade para curtir a festa na ilha. (Foto: Divulgação)Gasparotto    O Café de La Musique abriu a temporada do carnaval convocando os Super Heroes para o animado sunset na noite de sexta-feira (24) no badalado beach club de Florianópolis. Os DJs convidados, e foram vários, tiveram intensa atividade, motivando um grupo jovem e bonito que manteve o ritmo por longo tempo. Neste sábado (25), o ...
    • Agenda 25/02/2017 O cantor Michel Teló foi a atração principal do camarote da rede de supermercados Guanabara, na primeira noite de carnaval. (Foto: Reprodução)Gasparotto  A rede de supermercados Guanabara é um dos patrocinadores oficiais do sambódromo, e para agitar o Carnaval preparou uma programação especial em seu camarote. Trata-se das apresentações realizadas na sexta-feira pelo cantor Michel Teló, mais a banda Capital Inicial e os Djs Alle e Tartaruga, que caíram na folia… mas a trabalho. Ao longo dos ...
    • Personagens fascinantes 24/02/2017 O hairstylist Maurício Pina celebra “30 anos de samba”, participando dos desfiles na Sapucaí e no sambódromo paulista. (Foto: Junior Lago/reprodução)Gasparotto  O hair stylist Maurício Pina, um dos responsáveis pelo altamente qualificado salão Jacques Janine de São Paulo, coleciona prêmios pela atuação internacional no setor da beleza, igualmente tem o reconhecimento pelas três décadas de participação nos desfiles do Rio de Janeiro e São Paulo. Neste carnaval comemora sua aplaudida atuação vestindo a fantasia “O triunfo do ...
    • Emoção no carnaval 24/02/2017 A cantora Alinne Rosa, que estará na edição de outono da revista Playboy, escolheu o carnaval da Bahia para soltar a voz. (Foto: Vitor Pickersgill/divulgação)Gasparotto  A cantora Alinne Rosa estará na edição de outono da revista Playboy, que chega às bancas no final de março. Ela será entrevistada na seção 20P e estrela o primeiro ensaio sensual de sua carreira. Neste Carnaval, a musa poderá ser vista na Bahia e em Minas Gerais. Alinne falou da carreira, carnaval e … sexo ...
    • Visual do Copacabana Palace 24/02/2017 As borboletas são tendência no Baile do Belmont Copacabana Palace deste ano. (Foto: Reprodução)Gasparotto  “Antes solteiro no dia dos namorados, que namorando no carnaval.” Matheus Peixoto Philippi   A noite deste sábado terá uma das festas tradicionais do carnaval carioca nos salões Belmont Copacabana Palace – a nova designação do mais emblemático hotel do Rio de Janeiro. Os preparativos incluíram uma exposição de máscaras e adereços de elegância e bom gosto  com ...
    • Sabor brasileiro 24/02/2017 Maria Luisa Amodeo Daiello e Mirele Alves junto a Jayme de Souza Filho, Sérgio Guimarães, Guilherme Rosa e Carlos Benitz. (Foto: Divulgação)Gasparotto   A charmosa Mirele Alves finalizou as modificações em seu novo address e reuniu um pequeno grupo para a primeira apresentação do apartamento. Foi com um almoço, de culinária bem brasileira, que recebeu Maria Luisa Amodeo Daiello, Jayme de Souza Filho, Sérgio Guimarães, Guilherme Rosa, Carlos Benitz e Jones  Santos. A tarde estendeu-se com muitos assuntos. ...
    • Imagens indefinidas 24/02/2017 O artista Emanuel Monteiro: sua exposição “Atrás da nossa passagem” está recebendo muitas visitas no Paço Municipal. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)Gasparotto    O paranaense Emanuel Monteiro trouxe a Porto Alegre a exposição “Atrás da nossa passagem”. Com o intuito de apresentar resultados das suas investigações em relação à ideia da marca, da mancha, do rastro e da manipulação de elementos aquosos na elaboração de imagens sem formas definidas e precisas, o jovem artista proporciona reações interessantes de ...