Últimas Notícias > Notícias > Em quatro dias de operação “Viagem Segura de Páscoa” nas ruas e estradas gaúchas, 250 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa em fazer o teste do bafômetro

Conheça um remédio que traz benefícios para os rins e o coração de diabéticos

No Brasil, cerca de 16 milhões de pessoas têm diabete. (Foto: Reprodução)

Um estudo feito na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e publicado na revista científica “New England Journal of Medicine” mostrou que o uso de um remédio para diabetes pode trazer benefícios para o coração e os rins de pessoas com a doença.

A canagliflozina é um medicamento usado no tratamento da diabetes tipo 2 para diminuir o açúcar no sangue, mas se mostrou eficiente na proteção dos rins e na diminuição dos riscos de problemas cardiovasculares.

Principais descobertas do estudo

O número de pessoas que desenvolveram insuficiência renal ou morreram de insuficiência renal ou doença cardiovascular foi reduzido em 30%; Os incidentes de hospitalização por insuficiência cardíaca foram reduzidos em 39%; O risco de grandes problemas cardiovasculares (como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral) foi reduzido em 20%.

O estudo foi financiado pela farmacêutica Janssen, que fabrica a canagliflozina, e liderada por um Comitê de Direção independente e acadêmico. Mais de 4 mil pacientes com diabetes e insuficiência renal de 34 países foram avaliados durante o estudo.

O estudo não incluiu, porém, pacientes com doença renal muito avançada nem pacientes cujas doenças renais tiveram causas diferentes da diabetes tipo 2. Outros estudos são necessários para avaliar se os benefícios encontrados na pesquisa poderiam ser os mesmos para outros tipos de doença renal.

Segundo o cientista Vlado Perkovic, principal autor do estudo, a descoberta é importante porque as pessoas com diabetes tipo 2 têm altos riscos de sofrerem com falência dos rins e problemas cardíacos.

“Diabetes é a principal causa de insuficiência renal em todo o mundo, mas por quase duas décadas não houve novos tratamentos para proteger a função renal. Este resultado é um grande avanço médico, pois as pessoas com diabetes e doença renal correm um risco extremamente alto de insuficiência renal, ataque cardíaco, derrame e morte”, disse.

Quais os benefícios da descoberta?

A fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) indica que, no Brasil, cerca de 16 milhões de pessoas têm a doença. Nos últimos 10 anos, os casos de diabetes aumentaram 61,7%, sendo uma das doenças que mais cresce no País.

Com a nova descoberta dos outros benefícios do Canagliflozina, a empresa que produz o medicamento fez um pedido a Administração de Comida e Remédios (FDA, sigla em inglês) para que ele seja utilizado para tratamento de doenças renais.

Os pesquisadores acreditam que o uso pode reduzir 22 internações por complicações no coração e 25 casos de morte por ataque cardíaco a cada mil pacientes que têm com esses problemas. Mas recomendam outros estudos na área.

 

 

Deixe seu comentário: