Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Corsan vai formar 3,3 mil Jovens Embaixadores do Saneamento Básico

Compartilhe esta notícia:

O objetivo é sensibilizar alunos, seus familiares e vizinhos sobre a importância da água e do saneamento. (Foto: Rafael Goelzer/Divulgação)

Atualmente, a média de tratamento de esgoto na RMPA (Região Metropolitana de Porto Alegre) é de 25%. A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento Básico), pretende mudar essa realidade e alcançar o índice de 87,3% nos próximos 11 anos. Para tanto, é fundamental que a população esteja integrada nesse projeto. Por isso, durante a Semana Estadual do Meio Ambiente, 3,3 mil estudantes da rede pública serão formados Embaixadores do Saneamento Básico. A ação será desenvolvida na Fazenda Quinta da Estância e conta com apoio da Seduc (Secretaria Estadual da Educação).

De 1º a 9 de junho, alunos de escolas estaduais de Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Alvorada, Sapucaia do Sul, Guaíba, Esteio e Eldorado passarão uma manhã ou tarde na Quinta da Estância. “Nossa equipe pedagógica criou um roteiro de atividades de educação ambiental vivenciais. O objetivo é sensibilizar os demais alunos, seus familiares e vizinhos sobre a importância da água e do saneamento em nossas vidas e como podemos fazer a nossa parte neste processo”, explica o diretor da Fazenda, Rafael Goelzer.

Ao final das atividades, todos os estudantes receberão certificado de Jovens Embaixadores do Saneamento Básico e cada turma levará para sua escola uma “Bandeira do Saneamento Básico” confeccionada por eles mesmos na qual constarão compromissos e ações para preservação do meio ambiente e melhoria no sistema de saneamento.

Ao final das atividades, todos os estudantes receberão certificado de Jovens Embaixadores do Saneamento Básico. (Foto: Rafael Goelzer/Divulgação)

A assinatura da parceria entre Corsan, Seduc e Quinta da Estância foi realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Atividades e temas abordados com os estudantes:

Trilha em área de preservação ambiental com visita a nascente.

De onde vêm a água que bebemos?

Importância da preservação das nascentes na formação dos rios e arroios.

A qualidade da água.

O papel de cada um de nós para esta preservação.

Oficina da água.

Até o dia 9, alunos de escolas estaduais de Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Alvorada, Sapucaia do Sul, Guaíba, Esteio e Eldorado passarão uma manhã ou tarde na Quinta da Estância. (Foto: Rafael Goelzer/Divulgação)

Quinta da Estância

Fundada em 1992, a fazenda Quinta da Estância é fruto de um sonho familiar da professora Sônia Goelzer de proporcionar para escolas e empresas experiências desafiadoras em conhecimento aliados à vida.

Localizada no município de Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, é a maior área de turismo rural, ecológico e pedagógico do Brasil, atendendo a grupos de escolas, universidades, empresas, terceira idade, igrejas e famílias de todo RS, SC, PR, SP, DF, Uruguai e Argentina.

Laboratório

É um grande laboratório ao ar livre, onde Universidades e Escolas desenvolvem na prática os conteúdos estudados em sala de aula e empresas qualificam suas equipes com atividades de treinamento e confraternizações. Inovadora, a Quinta da Estância, tem a sustentabilidade em seu core business, desde 1996 recebe e recupera voluntariamente animais silvestres apreendidos (já recuperou mais de 7 mil animais apreendidos do tráfico), é o único local de turismo do Brasil signatário do Pacto Global da ONU e desde 2007, tornou-se a 1ª Fazenda de Turismo Rural Carbon Free do Brasil, criando um novo nicho de mercado, o Turismo Livre de Carbono.

Foi vencedora do prêmio MPE Brasil, considerado o Oscar para a Pequena Empresa concorrendo com mais de 56 mil organizações inscritas de todo o Brasil, do Prêmio Eco da AMCHAM Brasil (Câmara Americana do Comércio).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

44 municípios gaúchos estão em situação de emergência em razão das chuvas
Aécio Neves é denunciado no Supremo por corrupção passiva e obstrução de Justiça: O senador foi gravado por dono da JBS/Friboi pedindo 2 milhões de reais para pagar um advogado. Ele diz ser vítima de armação
https://www.osul.com.br/corsan-vai-formar-33-mil-jovens-embaixadores-saneamento-basico/ Corsan vai formar 3,3 mil Jovens Embaixadores do Saneamento Básico 2017-06-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar