Últimas Notícias > Atividades Rurais > 6º Epecoop (Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas) reúne cooperativas para debater a Inovação

Elevação pela música

Telmo Jaconi e seus pupilos agradecem os aplausos do público, que compareceu em bom número. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Gasparotto   

 

” Eu não tocava nada. Ninguém na minha família tocava. Entrei pela experiência. Música é uma coisa que eu aprendi a gostar, evoluí e aprimorei.”

 

Comentário de Marco Aurélio Domingos, 18 anos, spalla — o primeiro violino da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul — e o responsável por afinar a orquestra e fazer a mediação entre os músicos e o maestro Telmo Jaconi.

 

  •  Costumo destacar em meu espaço a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, iniciativa de mérito de Fernando Schüler e do maestro Telmo Jaconi, dedicada ao ensino e divulgação da música através da formação jovens de baixa renda. Os mais de 90 alunos da orquestra, na noite de quarta-feira (14), subiram ao altar da Capela Pão dos Pobres para apresentar o Concerto de Natal, que encerrou a temporada. Comemoraram o sucesso do projeto, que completa sete anos e que já atendeu mais de 470 crianças e adolescentes, proporcionando inclusão social através da música. O programa foi montado exaltando o clima natalino e contou com Noite Feliz, entre outras composições.
  • Criada pelo Governo do Estado, a orquestra é mantida com o patrocínio do Banrisul, pela Lei Rouanet. Quem quiser ajudar o projeto pode fazer um depósito: Banrisul – Agência Azenha 0030 C/C 06.055612.0-4 – Associação Orquestra Jovem RS.