Últimas Notícias > Notícias > Brasil > MP-SP apura suposto enriquecimento ilícito de Ricardo Salles

Governo assina projeto de autonomia para Banco Central

Ministro-chefe da Casa Civil concedeu entrevista sobre projeto (Antonio Cruz/ Agência Brasil)

O Governo Federal apresentou hoje (11) um projeto de lei complementar de autonomia do Banco Central (BC), que será encaminhado ao Congresso nos próximos dias. A medida faz parte das ações propostas para os 100 dias de governo e foi um dos compromissos defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

A autonomia do Banco Central já era matéria de projeto no Congresso Nacional, proposto pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em 2003, e defendida pelo ex-presidente da instituição Ilan Goldfajn. O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que conversou com Maia antes de apresentar a “nova” proposta. A expectativa é que os projetos existentes na Câmara sejam pensados para agilizar a tramitação da nova medida apresentada nesta quinta-feira.

De acordo com Onyx, os projetos são semelhantes e houve o cuidado do governo em formular uma proposta que se alinhasse aos termos apresentados anteriormente pelo presidente da Câmara. “Interessa ao Parlamento e ao país que a gente tenha um guardião da moeda, um guardião da economia brasileira que proteja, independente de quem está no governo, a moeda brasileira”, disse Onyx.

Deixe seu comentário: