Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Morreu um dos mergulhadores que ajudaram a resgatar meninos em caverna na Tailândia

Compartilhe esta notícia:

Oficial da Marinha contraiu infecção sanguínea durante a operação

Foto: Marinha Real Tailandesa/Divulgação
Oficial da Marinha contraiu infecção sanguínea durante a operação. (Foto: Marinha Real Tailandesa)

Um mergulhador da força de elite da Marinha da Tailândia que participou do resgate dramático de 12 meninos e seu técnico de futebol em uma caverna no ano passado morreu devido a uma infecção sanguínea que contraiu durante a operação, informou a Real Marinha Tailandesa na sexta-feira (27).

O suboficial Beiret Bureerak vinha recebendo tratamento, mas sua condição piorou, disse a Marinha em um comunicado. Outro agente de resgate, o ex-mergulhador da Marinha e sargento Saman Kuman, morreu em meio à operação, após ficar sem oxigênio enquanto instalava tanques do gás para uma possível retirada do time a nado.

No dia 23 de junho de 2018, o técnico do time Javalis Selvagens, Ekapol Chanthawong, e 12 meninos foram explorar as cavernas de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no norte, quando um temporal da estação de chuvas inundou o sistema de cavernas e os prendeu no subsolo.

Eles foram encontrados nove dias depois e sobreviveram durante esse tempo graças à água que pingava das rochas. Voluntários do exterior se uniram ao esforço de resgate, concluído em 10 de julho, quando os meninos e o treinador foram todos retirados ilesos.

O mundo inteiro acompanhou a operação, da qual participaram 10 mil pessoas, incluindo 2.000 soldados, 200 mergulhadores e representantes de cem agências governamentais. Foram usados casulos plásticos, macas flutuantes e uma corda guia que içou os garotos e o técnico para que suas macas passassem sobre trechos de elevação rochosa.

Os meninos, com idade entre 11 e 16 anos, estavam presos a cerca de 4 km da entrada da caverna e a 800 metros de profundidade. Para retirá-los, foi preciso atravessar longos trechos totalmente debaixo d’água de baixíssima temperatura, mantendo-os os submersos por cerca da 40 minutos cada vez. Os garotos chegaram a ser sedados para evitar ataques de pânico.

Filme

O filme sobre o resgate de 12 meninos em uma caverna na Tailândia vai contar com mergulhadores e voluntários reais que trabalharam no salvamento das crianças. A informação foi divulgada pelo site The Hollywood Reporter. Batizado de ‘The Cave’ (‘A Caverna’, em tradução livre), o drama foi dirigido pelo cineasta Tom Waller e está atualmente em pós-produção, ainda sem data de lançamento anunciada.

O cineasta responsável pelo longa contou ter contratado o mergulhador belga Jim Warny, o canadense Erik Brown, o finlandês Mikko Paasi e o chinês Tan Xiaolong para reproduzirem no filme suas funções reais durante a missão de resgate das crianças.

O quarteto contratado pelo diretor foi o responsável por elaborar a estratégia do resgate em junho de 2018, que ainda contou com o auxílio de mais de 10 mil pessoas, incluindo 100 mergulhadores, 100 agências de socorro internacionais, centenas de voluntários e policiais e mais de dois mil soldados tailandeses.

“Eu queria que o elenco fosse composto por atores locais e internacionais, cada um falando sua própria língua, assim como foi no resgate”, contou o cineasta. A decisão fez com com que o filme fosse gravado em tailandês, chinês, dialetos locais e inglês. “Eu queria que o filme fosse uma representação honesta dos eventos na Caverna de Tham Luang e busquei a maior autenticidade possível”, declarou.

tags: futebol

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Tarifa branca de energia será ampliada a pequenos consumidores em 2020
Uma força-tarefa garantirá a segurança e a limpeza do Réveillon na Orla do Guaíba em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/morre-mergulhador-que-ajudou-a-resgatar-meninos-em-caverna-na-tailandia/ Morreu um dos mergulhadores que ajudaram a resgatar meninos em caverna na Tailândia 2019-12-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar